Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFriske, Andréia Luisapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T04:38:26Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2447-2689pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235149pt_BR
dc.description.abstractEste artigotem o objetivo de investigar como se mostra a forma/ação com professores/professorasque ensinammatemática, em termos da dimensão matemática da Cyberformação, quando desenvolvem atividades-matemáticas-com-memes. Compreendemos a Cyberformação como uma forma/ação que considera as Tecnologias Digitais como partícipes do processo de constituição do conhecimento matemático. Assim, para obter dados para essa pesquisa foi planejado e desenvolvido um curso de extensão denominado “A fim de memetizar? Construindo atividades-matemáticas-com-memes”. O público alvo foram professorese professorasque ensinam matemáticana região metropolitana de Porto Alegre, do estado do Rio Grande do Sul. Como resultado de pesquisa, nesse artigo, evidenciamos um discurso democrático de participantes no desenvolvimento de atividades-matemáticas-com-memese diferentes interpretações da relação entre Educação Matemática e democracia. Dessa maneira, assumimos que a constituição do conhecimento matemático deprofessores/professorasse mostrou como sociopolítico e democrático, evidenciando uma matemática que busca pontes entre teoria e prática, dialeticamente em práxis.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to investigate how the form/a(c)tionis shown with teachers who teach mathematics, in terms of the mathematical dimension of Cybereducation, when they develop mathematics-activities-with-memes. We understand Cybereducation as a form/a(c)tion that considers Digital Technologies as participants in the process of constituting mathematical knowledge. Thus, to obtain data for this research, we developed an extension course called “In order to memorize? Building mathematics-activities-with-memes”. The target audience was teachers who teach mathematics in the metropolitan region of Porto Alegre, in Rio Grande do Sul state. As research results, in this article, we highlight the teachers’democratic discourse in development ofmathematics-activities-with-memes and different interpretations of the relationship between mathematics education and democracy. In this way, we assume the teachers’ mathematical knowledge constitution was shown to be as socio-political and democratic constitution, showing mathematicsthat seeks bridges between theory and practice, dialectically in praxis.en
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo investigar cómo se muestra forma/acción con los profesores que enseñan matemáticas, en términos de la dimensión matemática de la Cibereducación, cuando desarrollan actividades-matemáticas-con-memes. Entendemos la Cibereducación como una forma/acción que considera a las Tecnologías Digitales como partícipes del proceso de constitución del conocimiento matemático. Así, para obtener datos para esta investigación, se realizó un curso de extensión denominado “¿Para memorizar? Construyendo actividades-matemáticas-con-memes”. El público objetivo fueron los docentes que imparten clases de matemáticas en la región metropolitana de Porto Alegre, en el estado de Rio Grande do Sul. Como resultado de la investigación, en este artículo se demuestra un discurso democrático de los docentes en el desarrollo de actividades-matemática-con-memes y diferentes interpretaciones de la relación entre educación matemática y democracia. De esta forma, asumimos que la constitución del conocimiento matemático de los docentes resultó ser sociopolítica y democrática, mostrando una matemática que busca puentes entre la teoría y la práctica, dialécticamente en la práxis.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Vol. 18 (2021), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectTeachers educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInternet memeen
dc.subjectEducación matemáticaen
dc.subjectFormación de profesoresen
dc.subjectMeme de interneten
dc.titleMemes, matemática e formação com professores/professoras : uma perspectiva sociopolíticapt_BR
dc.title.alternativeMemes, mathematics and teacher education : a socio-political perspectiveen
dc.title.alternativeMemes, matemáticas y formación docente : una perspectiva sociopolíticaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136456pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples