Memes, matemática e formação com professores/professoras : uma perspectiva sociopolítica
dc.contributor.author | Friske, Andréia Luisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Maurício | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T04:38:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-2689 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235149 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigotem o objetivo de investigar como se mostra a forma/ação com professores/professorasque ensinammatemática, em termos da dimensão matemática da Cyberformação, quando desenvolvem atividades-matemáticas-com-memes. Compreendemos a Cyberformação como uma forma/ação que considera as Tecnologias Digitais como partícipes do processo de constituição do conhecimento matemático. Assim, para obter dados para essa pesquisa foi planejado e desenvolvido um curso de extensão denominado “A fim de memetizar? Construindo atividades-matemáticas-com-memes”. O público alvo foram professorese professorasque ensinam matemáticana região metropolitana de Porto Alegre, do estado do Rio Grande do Sul. Como resultado de pesquisa, nesse artigo, evidenciamos um discurso democrático de participantes no desenvolvimento de atividades-matemáticas-com-memese diferentes interpretações da relação entre Educação Matemática e democracia. Dessa maneira, assumimos que a constituição do conhecimento matemático deprofessores/professorasse mostrou como sociopolítico e democrático, evidenciando uma matemática que busca pontes entre teoria e prática, dialeticamente em práxis. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to investigate how the form/a(c)tionis shown with teachers who teach mathematics, in terms of the mathematical dimension of Cybereducation, when they develop mathematics-activities-with-memes. We understand Cybereducation as a form/a(c)tion that considers Digital Technologies as participants in the process of constituting mathematical knowledge. Thus, to obtain data for this research, we developed an extension course called “In order to memorize? Building mathematics-activities-with-memes”. The target audience was teachers who teach mathematics in the metropolitan region of Porto Alegre, in Rio Grande do Sul state. As research results, in this article, we highlight the teachers’democratic discourse in development ofmathematics-activities-with-memes and different interpretations of the relationship between mathematics education and democracy. In this way, we assume the teachers’ mathematical knowledge constitution was shown to be as socio-political and democratic constitution, showing mathematicsthat seeks bridges between theory and practice, dialectically in praxis. | en |
dc.description.abstract | Este artículo tiene como objetivo investigar cómo se muestra forma/acción con los profesores que enseñan matemáticas, en términos de la dimensión matemática de la Cibereducación, cuando desarrollan actividades-matemáticas-con-memes. Entendemos la Cibereducación como una forma/acción que considera a las Tecnologías Digitales como partícipes del proceso de constitución del conocimiento matemático. Así, para obtener datos para esta investigación, se realizó un curso de extensión denominado “¿Para memorizar? Construyendo actividades-matemáticas-con-memes”. El público objetivo fueron los docentes que imparten clases de matemáticas en la región metropolitana de Porto Alegre, en el estado de Rio Grande do Sul. Como resultado de la investigación, en este artículo se demuestra un discurso democrático de los docentes en el desarrollo de actividades-matemática-con-memes y diferentes interpretaciones de la relación entre educación matemática y democracia. De esta forma, asumimos que la constitución del conocimiento matemático de los docentes resultó ser sociopolítica y democrática, mostrando una matemática que busca puentes entre la teoría y la práctica, dialécticamente en la práxis. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Vol. 18 (2021), p. 1-20 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Teachers education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Internet meme | en |
dc.subject | Educación matemática | en |
dc.subject | Formación de profesores | en |
dc.subject | Meme de internet | en |
dc.title | Memes, matemática e formação com professores/professoras : uma perspectiva sociopolítica | pt_BR |
dc.title.alternative | Memes, mathematics and teacher education : a socio-political perspective | en |
dc.title.alternative | Memes, matemáticas y formación docente : una perspectiva sociopolítica | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136456 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Humanas (6885)