Cartografias entre arte, política e educação : uma análise de produções e processos do coletivo iconoclasistas
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda as relações entre arte e política na contemporaneidade, a partir da noção de partilha do sensível (RANCIÈRE, 2005), buscando compreender as formas de produção de dissenso (RANCIÈRE, 2012) propostas pelo coletivo de arte Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina), em dois sentidos principais: na memória coletiva enquadrada, a partir da escavação e retomada das memórias subterrâneas; e no espaço público, a partir de cartografias críticas que desafiam a partilha do sensível. São ...
Este trabalho aborda as relações entre arte e política na contemporaneidade, a partir da noção de partilha do sensível (RANCIÈRE, 2005), buscando compreender as formas de produção de dissenso (RANCIÈRE, 2012) propostas pelo coletivo de arte Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina), em dois sentidos principais: na memória coletiva enquadrada, a partir da escavação e retomada das memórias subterrâneas; e no espaço público, a partir de cartografias críticas que desafiam a partilha do sensível. São analisados três painéis elaborados pelo coletivo, conhecidos como o Triptico del Bicentenario (2007-2010) e a publicação Crónica de un Mapeo (2020), que relata um processo de mapeamento coletivo do bairro Santa María La Ribera, na Cidade do México, ocorrido em 2016. ...
Abstract
This work approaches the relations between art and politics nowadays, using the notion of partage du sensible (RANCIÉRE, 2005)1 , to understand the ways in which the art collective Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina) aims to generate social disagreement (RANCIÉRE, 2012), following two main paths for that: excavating e remembering subterranean memories, opposing them to framed memories; and producing critical cartographies, opposed to the common partage du sensible of the public spaces. For ...
This work approaches the relations between art and politics nowadays, using the notion of partage du sensible (RANCIÉRE, 2005)1 , to understand the ways in which the art collective Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina) aims to generate social disagreement (RANCIÉRE, 2012), following two main paths for that: excavating e remembering subterranean memories, opposing them to framed memories; and producing critical cartographies, opposed to the common partage du sensible of the public spaces. For that, it will be analyzed a set of three panels made by the group, known as Triptico del Bicentenario (2007-2010) and the magazine Crónica de un Mapeo (2020), which is a narrative of a collective mapping process at Santa María La Ribera, in México City, which occurred in 2016. ...
Resumen
Este trabajo aborda las relaciones entre arte y política en la contemporaneidad, desde la noción del reparto de lo sensible (RANCIÈRE, 2005), buscando comprender las formas de producción del disenso (RANCIÈRE, 2012) propuestas por el colectivo de arte Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina), por dos caminos principales: en la memoria colectiva enmarcada, por la excavación y reanudación de memorias subterráneas; y en el espacio público, por cartografías críticas que desafían el reparto de lo se ...
Este trabajo aborda las relaciones entre arte y política en la contemporaneidad, desde la noción del reparto de lo sensible (RANCIÈRE, 2005), buscando comprender las formas de producción del disenso (RANCIÈRE, 2012) propuestas por el colectivo de arte Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina), por dos caminos principales: en la memoria colectiva enmarcada, por la excavación y reanudación de memorias subterráneas; y en el espacio público, por cartografías críticas que desafían el reparto de lo sensible ya dado. Para eso, se analizarán tres paneles elaborados por el colectivo, conocidos como el Triptico del Bicentenario (2007-2010) y la publicación Crónica de un Mapeo (2020), que cuenta un proceso de cartografía colectiva del barrio de Santa María La Ribera, en la Ciudad de México, que ocurrió en 2016. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
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