Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPolidoro, Marina Bortoluzpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Marthina Borghetti Rosa dapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T04:35:03Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234941pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda as relações entre arte e política na contemporaneidade, a partir da noção de partilha do sensível (RANCIÈRE, 2005), buscando compreender as formas de produção de dissenso (RANCIÈRE, 2012) propostas pelo coletivo de arte Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina), em dois sentidos principais: na memória coletiva enquadrada, a partir da escavação e retomada das memórias subterrâneas; e no espaço público, a partir de cartografias críticas que desafiam a partilha do sensível. São analisados três painéis elaborados pelo coletivo, conhecidos como o Triptico del Bicentenario (2007-2010) e a publicação Crónica de un Mapeo (2020), que relata um processo de mapeamento coletivo do bairro Santa María La Ribera, na Cidade do México, ocorrido em 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis work approaches the relations between art and politics nowadays, using the notion of partage du sensible (RANCIÉRE, 2005)1 , to understand the ways in which the art collective Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina) aims to generate social disagreement (RANCIÉRE, 2012), following two main paths for that: excavating e remembering subterranean memories, opposing them to framed memories; and producing critical cartographies, opposed to the common partage du sensible of the public spaces. For that, it will be analyzed a set of three panels made by the group, known as Triptico del Bicentenario (2007-2010) and the magazine Crónica de un Mapeo (2020), which is a narrative of a collective mapping process at Santa María La Ribera, in México City, which occurred in 2016.en
dc.description.abstractEste trabajo aborda las relaciones entre arte y política en la contemporaneidad, desde la noción del reparto de lo sensible (RANCIÈRE, 2005), buscando comprender las formas de producción del disenso (RANCIÈRE, 2012) propuestas por el colectivo de arte Iconoclasistas (Buenos Aires, Argentina), por dos caminos principales: en la memoria colectiva enmarcada, por la excavación y reanudación de memorias subterráneas; y en el espacio público, por cartografías críticas que desafían el reparto de lo sensible ya dado. Para eso, se analizarán tres paneles elaborados por el colectivo, conocidos como el Triptico del Bicentenario (2007-2010) y la publicación Crónica de un Mapeo (2020), que cuenta un proceso de cartografía colectiva del barrio de Santa María La Ribera, en la Ciudad de México, que ocurrió en 2016.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt collectivesen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectIconoclasistasen
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectArt educationen
dc.subjectColetivos de artept_BR
dc.subjectPractice of freedomen
dc.subjectColectivos de artees
dc.subjectEnseñanza del artees
dc.subjectPráctica de libertades
dc.titleCartografias entre arte, política e educação : uma análise de produções e processos do coletivo iconoclasistaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136905pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples