A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo, considerando o conceito de ethos discursivo, compreender qual a imagem que o portal de notícias GZH constrói de si a partir do discurso de jornalismo de engajamento, recurso que o veículo começou a aplicar em 2020. Para conseguir alcançar esse objetivo, foram selecionados cinco textos produzidos por GZH e pelo Grupo RBS, empresa à qual pertence o portal, sobre o jornalismo de engajamento praticado pelo veículo. Eles compuseram o corpus empírico do trabalho. A pa ...
Esta pesquisa tem como objetivo, considerando o conceito de ethos discursivo, compreender qual a imagem que o portal de notícias GZH constrói de si a partir do discurso de jornalismo de engajamento, recurso que o veículo começou a aplicar em 2020. Para conseguir alcançar esse objetivo, foram selecionados cinco textos produzidos por GZH e pelo Grupo RBS, empresa à qual pertence o portal, sobre o jornalismo de engajamento praticado pelo veículo. Eles compuseram o corpus empírico do trabalho. A partir da metodologia de Análise de Discurso (AD) foi definida uma Formação Discursiva (FD) sobre o próprio jornalismo de engajamento de GZH, da qual fazem parte os cinco textos analisados. Nessa FD, foi possível identificar sete sentidos sobre a imagem de si que GZH tenta construir. Os sentidos encontrados nas 23 sequências discursivas que compuseram o corpus discursivo foram: colaboração, confiança, proximidade, regionalidade, credibilidade, relevância e pluralidade. Além disso, esses sentidos foram relacionados com as finalidades do jornalismo (REGINATO, 2016). Como suporte à pesquisa, também foram realizadas duas entrevistas em profundidade com profissionais do Grupo RBS que trabalham diretamente com jornalismo de engajamento, a fim de entender como é o processo produtivo e os desejos almejados internamente com o recurso. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que GZH tenta construir uma imagem de si como um veículo colaborativo, confiável e próximo do leitor, mas também fica perceptível que o jornalismo de engajamento é utilizado como estratégia mercadológica de reaproximação com o público e reconstrução de credibilidade e sustentabilidade do negócio em meio à crise do setor. ...
Abstract
This research aims to understand the image that the news website GZH builds of itself with the discourse of engagement journalism - a gadget that GZH started to apply in 2020 -, considering the concept of discursive ethos. For this purpose, five texts about the engagement journalism practiced by GZH produced by GZH itself and by Grupo RBS - the media company to which the website belongs - were selected. They composed the empirical corpus of this project. Based on the Discourse Analysis (DA) met ...
This research aims to understand the image that the news website GZH builds of itself with the discourse of engagement journalism - a gadget that GZH started to apply in 2020 -, considering the concept of discursive ethos. For this purpose, five texts about the engagement journalism practiced by GZH produced by GZH itself and by Grupo RBS - the media company to which the website belongs - were selected. They composed the empirical corpus of this project. Based on the Discourse Analysis (DA) methodology, a Discursive Formation (DF) on GZH engagement journalism was defined, which includes the five analyzed texts. In this DF, it was possible to identify seven meanings about the self-image that GZH tries to build. The meanings found in the 23 discursive sequences (DS) that made up the discursive corpus were: collaborative, proximity, trust, regionality, plurality, credibility, and relevance. Furthermore, these meanings were related to the purposes of journalism (REGINATO, 2016). To support the research, two in-depth interviews were also carried out with Grupo RBS professionals who work directly with engagement journalism, to understand how the production process is and what GZH aims with it. As a result of the research, it is possible to affirm that GZH tries to build an image of itself as collaborative, trustworthy and close to the reader, but it is also noticeable that engagement journalism is used as a marketing strategy to bring the audience closer and rebuild credibility and the finacial sustainability of the business amidst the crisis in the sector. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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