Coceira nos sulcos: caminhos estoriantes de uma comunicação entre práticas
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia se dedica a investigar a comunicação entre práticas no contexto das estórias. Percorrendo diferentes entendimentos acerca de relações entre estórias e ciências, nosso objetivo está em compreender os modos através dos quais diferentes práticas científicas - sendo aqui também consideradas enquanto científicas determinadas práticas estoriantes - entram em jogos, tramas e ressonâncias nas ecologias compostas por estórias. Para tal, pensamos junto a noções como as ciências Maior e Me ...
Esta monografia se dedica a investigar a comunicação entre práticas no contexto das estórias. Percorrendo diferentes entendimentos acerca de relações entre estórias e ciências, nosso objetivo está em compreender os modos através dos quais diferentes práticas científicas - sendo aqui também consideradas enquanto científicas determinadas práticas estoriantes - entram em jogos, tramas e ressonâncias nas ecologias compostas por estórias. Para tal, pensamos junto a noções como as ciências Maior e Menor, junto a Deleuze e Guattari; a Ecologia de Práticas, tal como concebida por Stengers; os desdobramentos da abreviatura SF, a partir da ficção científica, por Haraway; as ciências, os futurismos e as estórias indígenas tais como entendidos por Cajete, Dillon e Krenak. Percorremos tais caminhos a fim, também, de pensar as questões investigadas no contexto de nossos focos de análise, sendo estes os filmes Visita ao Inferno (2016), concebido por Werner Herzog e Clive Oppenheimer; e Semente Exterminadora (2017), concebido por Pedro Neves Marques e Zahy Guajajara. Tal exame permitirá a identificação, nessas estórias, do que entendemos enquanto territórios comunicacionais, onde diferentes práticas, perspectivas e constituições sígnicas de mundos são postas em singulares tramas relacionais, compondo processos de uma comunicação da diferença. ...
Abstract
This monograph is dedicated to the investigation of communication processes between practices in the context of stories. Traversing different understandings about the relationships between stories and sciences, our objective is to understand the ways through which different scientific practices - here being also considered as scientific certain storytelling practices - come into play, weft and resonance in ecologies composed by stories. For this purpose, we come to think with notions such as th ...
This monograph is dedicated to the investigation of communication processes between practices in the context of stories. Traversing different understandings about the relationships between stories and sciences, our objective is to understand the ways through which different scientific practices - here being also considered as scientific certain storytelling practices - come into play, weft and resonance in ecologies composed by stories. For this purpose, we come to think with notions such as the Major and Minor Sciences, according to Deleuze and Guattari; the Ecology of Practices, as conceived by Stengers; the unfolding of the abbreviation SF, stemming from science fiction, as in Haraway; sciences, futurisms and indigenous stories according to Cajete, Dillon and Krenak. We also followed these paths in order to think about these issues in the context of our two focuses of analysis: the films Visita ao Inferno (2016), conceived by Werner Herzog and Clive Oppenheimer; and Semente Exterminadora (2017), conceived by Pedro Neves Marques and Zahy Guajajara. Such examination will allow the identification, in these stories, of what we understand as communicational territories, where different practices, perspectives and signical constitutions of worlds are placed in singular relational wefts, composing processes of a communication of difference. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License