O uso do Big Data no contexto da economia digital sob a ótica das falhas de mercado
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A rápida emergência do fenômeno do big data e a digitalização dos produtos e serviços ao redor do mundo trouxeram consigo uma mudança na dinâmica de interação entre os agentes econômicos e na forma em que a informação é aplicada na economia. O presente trabalho, portanto, objetiva compreender como as falhas de mercado atuam neste novo contexto da economia digital, apresentando os possíveis desequilíbrios distributivos na interação entre firma e consumidor. Para isto, utiliza-se uma análise expl ...
A rápida emergência do fenômeno do big data e a digitalização dos produtos e serviços ao redor do mundo trouxeram consigo uma mudança na dinâmica de interação entre os agentes econômicos e na forma em que a informação é aplicada na economia. O presente trabalho, portanto, objetiva compreender como as falhas de mercado atuam neste novo contexto da economia digital, apresentando os possíveis desequilíbrios distributivos na interação entre firma e consumidor. Para isto, utiliza-se uma análise exploratória com revisão de literatura teórica e empírica, junto a técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se do trabalho que existe uma grande sustentação na teoria econômica sobre a atuação de quatro principais fenômenos sobre a economia digital: assimetria de informação, externalidades, poder de mercado e discriminação de preços. Embora exista uma carência de acompanhamento da teoria por estudos empíricos que evidenciem estas falhas de fato, autoridades governamentais, incluindo o governo do Brasil, reconhecem-nas como perigos eminentes e buscam soluções via regulamentações de dados. O contexto atual demonstra um grande potencial para exploração de novas evidências e experimentações sobre os efeitos das embrionárias regulamentações sobre os dados e como os indícios de falhas de mercado são afetados por elas. ...
Abstract
The fast emergence of the big data phenomenon and the products and services digitization around the world happened with changes in the dynamic of interaction between economic agents and in the way in which information is used in the economy as an input. The present work aims to understand how market failures act in the new context of the digital economy, presenting possible distributive disequilibrium in the interaction between the firm and the consumer. For this purpose, an exploratory analysi ...
The fast emergence of the big data phenomenon and the products and services digitization around the world happened with changes in the dynamic of interaction between economic agents and in the way in which information is used in the economy as an input. The present work aims to understand how market failures act in the new context of the digital economy, presenting possible distributive disequilibrium in the interaction between the firm and the consumer. For this purpose, an exploratory analysis is used with a review of theoretical and empirical literature, along with bibliographic and documentary research techniques. It's concluded from the work that there is great support in economic theory about the action of four main phenomena on the digital economy: information asymmetry; externalities; market power; and price discrimination. Although there is a lack of theory supported by empirical studies that evidence these failures in fact, government authorities, including Brazil, already recognize them as imminent dangers and seek for solutions through data regulations. The current context shows great potential to explore new evidence and experimentation about the effects of new regulations on data and how the signs of market failures is affected by them. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
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TCC Ciências Econômicas (1370)
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