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dc.contributor.advisorFlorissi, Stefanopt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Vinicius Landinpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-04T04:37:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234763pt_BR
dc.description.abstractA rápida emergência do fenômeno do big data e a digitalização dos produtos e serviços ao redor do mundo trouxeram consigo uma mudança na dinâmica de interação entre os agentes econômicos e na forma em que a informação é aplicada na economia. O presente trabalho, portanto, objetiva compreender como as falhas de mercado atuam neste novo contexto da economia digital, apresentando os possíveis desequilíbrios distributivos na interação entre firma e consumidor. Para isto, utiliza-se uma análise exploratória com revisão de literatura teórica e empírica, junto a técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se do trabalho que existe uma grande sustentação na teoria econômica sobre a atuação de quatro principais fenômenos sobre a economia digital: assimetria de informação, externalidades, poder de mercado e discriminação de preços. Embora exista uma carência de acompanhamento da teoria por estudos empíricos que evidenciem estas falhas de fato, autoridades governamentais, incluindo o governo do Brasil, reconhecem-nas como perigos eminentes e buscam soluções via regulamentações de dados. O contexto atual demonstra um grande potencial para exploração de novas evidências e experimentações sobre os efeitos das embrionárias regulamentações sobre os dados e como os indícios de falhas de mercado são afetados por elas.pt_BR
dc.description.abstractThe fast emergence of the big data phenomenon and the products and services digitization around the world happened with changes in the dynamic of interaction between economic agents and in the way in which information is used in the economy as an input. The present work aims to understand how market failures act in the new context of the digital economy, presenting possible distributive disequilibrium in the interaction between the firm and the consumer. For this purpose, an exploratory analysis is used with a review of theoretical and empirical literature, along with bibliographic and documentary research techniques. It's concluded from the work that there is great support in economic theory about the action of four main phenomena on the digital economy: information asymmetry; externalities; market power; and price discrimination. Although there is a lack of theory supported by empirical studies that evidence these failures in fact, government authorities, including Brazil, already recognize them as imminent dangers and seek for solutions through data regulations. The current context shows great potential to explore new evidence and experimentation about the effects of new regulations on data and how the signs of market failures is affected by them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectMarket failuresen
dc.subjectProdutopt_BR
dc.subjectBig dataen
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectDigital economyen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectCompetitionen
dc.titleO uso do Big Data no contexto da economia digital sob a ótica das falhas de mercadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136762pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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