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dc.contributor.advisorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Cláudia dapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T04:27:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234624pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende investigar os possíveis aspectos da Educação Matemática Crítica que surgem nos processos de ensino e aprendizagem da matemática envolvendo o uso de Big Data. A pergunta norteadora da pesquisa é: quais aspectos referentes à Educação Matemática Crítica emergem ao abordar recursos de Big Data como o Google Trends e o Google Correlate? Sendo os objetivos específicos voltados para as potencialidades apresentadas pelos alunos. A prática foi desenvolvida com o segundo ano do Ensino Médio, em uma escola localizada na região central de Porto Alegre. Como recursos tecnológicos foram utilizados o Google Trends e o Google Correlate, que apresentam correlações entre gráficos de funções e dados de pesquisas feitas no Google Search. As referências teóricas foram ancoradas na Educação Matemática Crítica e Tecnologias no ensino. Dentre os aspectos emergentes no âmbito da Educação Matemática Crítica na análise dados destaca-se o reconhecimento de problemáticas sociais e a presença da criticidade na identificação dos mesmos, e aspectos relacionados a autonomia dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate the possible aspects of Critical Mathematics Education that arise in the processes of teaching and learning mathematics involving the use of Big Data. The research question is: what aspects of Critical Mathematics Education emerge when approaching Big Data features like Google Trends and Google Correlate?. The empirical analysis was developed with students from the second year of high school, in a school located in the central region of Porto Alegre. As the technological contribution, we used Google Trends and Google Correlate, which present correlations between function graphs and search data made in Google Search. The theoretical framework comprises Critical Mathematics Education and Technologies in teaching. Among the aspects emerging in the field of Critical Mathematics Education in data analysis, we highlight the recognition of social problems - the presence of criticality in the identification of both of them - and aspects related to students' autonomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.titleGoogle trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática críticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100723pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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