Trajetórias formativas de trompetistas : um estudo de caso com três profissionais atuantes no cenário musical de Porto Alegre
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2021Author
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Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo tem como objetivo compreender as trajetórias formativas de trompetistas atuantes no cenário musical de Porto Alegre. Para tal, foram entrevistados três trompetistas com trajetórias distintas através de uma abordagem qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006) e utilizando o estudo de caso (YIN, 2005; STAKE, 2007). Dessa forma, buscou-se compreender como tais indivíduos se formaram ao longo do tempo, em que espaços foram socializados, onde atuam ou atuaram e o que os motivou a seguir n ...
O presente estudo tem como objetivo compreender as trajetórias formativas de trompetistas atuantes no cenário musical de Porto Alegre. Para tal, foram entrevistados três trompetistas com trajetórias distintas através de uma abordagem qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006) e utilizando o estudo de caso (YIN, 2005; STAKE, 2007). Dessa forma, buscou-se compreender como tais indivíduos se formaram ao longo do tempo, em que espaços foram socializados, onde atuam ou atuaram e o que os motivou a seguir na carreira. Na busca pela compreensão das trajetórias dos entrevistados, organizei um roteiro de questões semiestruturado dividido em três eixos, sendo eles, início da trajetória, período de formação e carreira. Como referencial teórico, para trazer luz às reflexões referentes aos processos de formação dos colaboradores, utilizei autores da sociologia contemporânea, tais como Bauman e May (2010), da Sociologia da Educação, Lahire (2015) e Setton (2005, 2009, 2010, 2016) e da Sociologia da Educação Musical, Nanni (2000) e Bozzetto (2015, 2019). A partir dos dados coletados, notou-se que o início da trajetória musical dos trompetistas deu-se através de estímulos familiares com algum parente que tocava ou mesmo com os repertórios que faziam parte da vida cotidiana da família. Revelou-se que, antes de se tornarem trompetistas, o que despertou o interesse foi a música ou as músicas que faziam parte de suas rotinas nos ambientes que estavam inseridos. Nesse sentido, percebeu-se que a família, a banda de música escolar, o conservatório e as experiências profissionais foram espaços socializadores importantes na formação dos trompetistas entrevistados. Esta pesquisa contribui para a reflexão acerca das especificidades do ser trompetista, além de pensar sobre as trajetórias possíveis, trazendo uma visão mais ampla sobre a carreira de músico/trompetista. ...
Abstract
This study aims to understand the formative trajectories of active trumpet players in the music scene of Porto Alegre. To this end, three trumpet players with different trajectories were interviewed through a qualitative approach (DENZIN; LINCOLN, 2006) and using the case study (YIN, 2005; STAKE, 2007). Thus, we sought to understand how such individuals were formed over time, in which spaces they were socialized, where they act or acted and what motivated them to pursue their careers. In order ...
This study aims to understand the formative trajectories of active trumpet players in the music scene of Porto Alegre. To this end, three trumpet players with different trajectories were interviewed through a qualitative approach (DENZIN; LINCOLN, 2006) and using the case study (YIN, 2005; STAKE, 2007). Thus, we sought to understand how such individuals were formed over time, in which spaces they were socialized, where they act or acted and what motivated them to pursue their careers. In order to understand the trajectories of the interviewees, I organized a semistructured script of questions divided into three axes, namely, the beginning of the trajectory, training period and career. As a theoretical framework, to bring light to the reflections regarding the training processes of employees, I used authors from contemporary sociology, such as, Bauman and May (2010), from the sociology of education, Lahire (2015) and Setton (2005, 2009, 2010, 2016) and the sociology of music education, Nanni (2000) and Bozzetto (2015, 2019). From the collected data, it was noted that the beginning of the musical trajectory of the trumpet players took place through family stimulation with a relative who played, or even with the repertoires that were part of the family's daily life. Well, what was revealed was that before they became trumpet players, what aroused their interest was the music or songs that were part of their routines in the environments they were inserted. In this sense, it was noticed that the family, the school music band, the conservatory, and professional experiences were important socializing spaces in the formation of the interviewed trumpeter. This research contributes to the reflection on the specifics of being a trumpeter, in addition to thinking about the possible trajectories bringing a broader view about the career of musician/trumpeter. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
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Music (414)
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