Ações afirmativas, obrigatoriedade curricular da educação das relações étnico-raciais e formação docente
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Tipo
Outro título
Affirmative actions, compulsory curriculum for ethnic-racial relations education and teacher training
Acciones afirmativas, obligatoriedad curricular de la educación de las relaciones étnico-raciales y formación docente
Assunto
Resumo
O artigo tematiza ações afirmativas de promoção da igualdade racial na formação docente, fundamentando a mudança curricular e a criação de disciplinas obrigatórias na graduação inicial como estratégia essencial na Educação Superior. Analisam-se registros documentais produzidos por estudantes cursistas de disciplina obrigatória de Educação e Relações Étnico-Raciais, articulados com dados da experiência de fiscalização por órgão de controle da exigência legal de implementação do artigo 26-A da Le ...
O artigo tematiza ações afirmativas de promoção da igualdade racial na formação docente, fundamentando a mudança curricular e a criação de disciplinas obrigatórias na graduação inicial como estratégia essencial na Educação Superior. Analisam-se registros documentais produzidos por estudantes cursistas de disciplina obrigatória de Educação e Relações Étnico-Raciais, articulados com dados da experiência de fiscalização por órgão de controle da exigência legal de implementação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) na Educação Básica do Rio Grande do Sul. Destacam-se as desestabilizações construídas ao longo dos processos de aprendizado inter-racial analisados, a partir dos princípios da branquitude, que hegemonizam a formação docente e compõem o ethos das instituições de ensino no Brasil. ...
Abstract
The article focuses on affirmative actions to promote racial equality in teacher education, supporting the curricular change and the creation of mandatory subjects in initial graduation as a fundamental strategy in Higher Education. It analyzes documentary records produced by students taking the compulsory subject of Education and Ethnic-Racial Relations, articulated with data from the experience of inspection by a control agency of the legal requirement to implement Article 26-A/LDBEN in Basic ...
The article focuses on affirmative actions to promote racial equality in teacher education, supporting the curricular change and the creation of mandatory subjects in initial graduation as a fundamental strategy in Higher Education. It analyzes documentary records produced by students taking the compulsory subject of Education and Ethnic-Racial Relations, articulated with data from the experience of inspection by a control agency of the legal requirement to implement Article 26-A/LDBEN in Basic Education in Rio Grande do Sul. It highlights the destabilization built during interracial learning processes, based on the principles of whiteness that dominate teacher education and make up the ethos of educational institutions in Brazil. ...
Resumen
El artigo tematiza acciones afirmativas de fomento de la igualdad racial en la formación docente, fundamentando la mudanza curricular y la creación de asignaturas obligatorias en la graduación inicial como estrategia fundamental en la Educación Superior. Analiza registros documentales producidos por estudiantes cursantes de materia obligatoria de Educación y Relaciones Étnico-Raciales, articulado con datos de experiencia de fiscalización por órgano de control de la exigencia legal de implementa ...
El artigo tematiza acciones afirmativas de fomento de la igualdad racial en la formación docente, fundamentando la mudanza curricular y la creación de asignaturas obligatorias en la graduación inicial como estrategia fundamental en la Educación Superior. Analiza registros documentales producidos por estudiantes cursantes de materia obligatoria de Educación y Relaciones Étnico-Raciales, articulado con datos de experiencia de fiscalización por órgano de control de la exigencia legal de implementación del artículo 26-A/LDBEN en Educación Básica de Rio Grande do Sul. Destaca las desestabilizaciones construidas a lo largo de los procesos de aprendizaje interracial analizados, a partir de los principios de blanquitud que hegemonizan la formación docente y componen el ethos de las instituciones de enseñanza en Brasil. ...
Contido em
Educação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 42 (2021), e254366 [20 f.]
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License