Análise da repetência na 1. série do 1. grau
View/ Open
Date
1980Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A preocupação central da presente pesquisa foi a de examinar, com certa profundidade, a visão que se tem do problema da repetência na 1a série do 1. grau. Partiu-se do pressuposto de que a solução de um problema depende do modo como ele é percebido pelas pessoas a ele diretamente ligadas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados através de entrevistas e questionários aplicados a amostras de professores, especialistas, pais e alunos repetentes, selecionadas das ...
A preocupação central da presente pesquisa foi a de examinar, com certa profundidade, a visão que se tem do problema da repetência na 1a série do 1. grau. Partiu-se do pressuposto de que a solução de um problema depende do modo como ele é percebido pelas pessoas a ele diretamente ligadas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados através de entrevistas e questionários aplicados a amostras de professores, especialistas, pais e alunos repetentes, selecionadas das escolas públicas estaduais de 1. grau de Porto Alegre. Os resultados permitiram caracterizar o aluno repetente de 1a série, identificar as causas da repetência e as providências tomadas pela escola para solucionar o problema, segundo a opinião dos informantes. ...
Abstract
The focus of this study was an in-depth examination of the views held concerning holding back first-grade children who fail ("repeating the grade"). The basic assumption was that the solution of a problem depends on how it is perceived by the people involved. This was a descriptive, exploratory study, with data collected through interviews and questionnaires with samples of teachers, experts, parents and "held back" children from elementary and junior-high public schools in Porto Alegre. The re ...
The focus of this study was an in-depth examination of the views held concerning holding back first-grade children who fail ("repeating the grade"). The basic assumption was that the solution of a problem depends on how it is perceived by the people involved. This was a descriptive, exploratory study, with data collected through interviews and questionnaires with samples of teachers, experts, parents and "held back" children from elementary and junior-high public schools in Porto Alegre. The results allowed us to arrive at a profile of the first grade held-back child, the identification of possible causes of failure in the first grade, as well as the measures taken by the schools in order to solve the problems, according to the opinion of the subjects. ...
In
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 223-257
Source
National
Collections
-
Journal Articles (41085)Humanities (7147)
This item is licensed under a Creative Commons License