Avaliação dos cursos de pós-graduação em educação na UFRGS : notas sobre os objetivos propostos, sua operacionalização e evolução
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Date
1981Author
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os objetivos propostos, analisados no contexto social da implantaçao do capitalismo monopolista, tomam a forma da filosofia pragmática e utilitária, que visa a transformação do educando em objeto do capital. O sujeito da educaçao é expulso e transformado em consumidor / difusor / aplicador de conhecimentos e tecnologias criados nos países hegemônicos. A trajetória das práticas dos professores, entretanto, não correspondem ao que é proposto, passando de práticas exclusivamente positivistas nos i ...
Os objetivos propostos, analisados no contexto social da implantaçao do capitalismo monopolista, tomam a forma da filosofia pragmática e utilitária, que visa a transformação do educando em objeto do capital. O sujeito da educaçao é expulso e transformado em consumidor / difusor / aplicador de conhecimentos e tecnologias criados nos países hegemônicos. A trajetória das práticas dos professores, entretanto, não correspondem ao que é proposto, passando de práticas exclusivamente positivistas nos inícios, para tradições acadêmicas diversificadas. Tais mudanças exigem redefinição dos objetivos e conseqüentemente, da estrutura-extremamente rígida dos cursos, propostos na conclusao dos trabalhos. ...
Abstract
In the context of the process of implantation of monopoly capital in Brazil the proposed objectives of the Graduate Courses on Education in the Federal University of Rio Grande do Sul take the form of pragmatic utilitarian philosophy. The student as subject of his education is ousted, and is, in turn, changed into a consumer/difusor/applier of knowledge and tecnologies created in hegemonic countries. The faculty, however, changed their practices from exclusively pontivistic to diversified acade ...
In the context of the process of implantation of monopoly capital in Brazil the proposed objectives of the Graduate Courses on Education in the Federal University of Rio Grande do Sul take the form of pragmatic utilitarian philosophy. The student as subject of his education is ousted, and is, in turn, changed into a consumer/difusor/applier of knowledge and tecnologies created in hegemonic countries. The faculty, however, changed their practices from exclusively pontivistic to diversified academic traditions. Some structural changes, as well as changes in the objectives are proposed at the conclusion of this study. ...
In
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 45-60
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