Utilização das estatísticas educacionais dos censos demográficos e dos registros escolares: uma tipologia de análises
Visualizar/abrir
Data
1979Autor
Tipo
Resumo
Abordagem de um aspecto metodológico específico, relacionado com a utilização das estatísticas educacionais de censos demográficos e de registros escolares na pesquisa educacional. É apresentada uma tipologia de análises descritivas das estatísticas educacionais, construída com base em três critérios previamente estabelecidos: conteúdo da informação, tempo e número de populações consideradas na análise. Mostra-se a seguir a utilidade da tipologia proposta para a compreensão das diferentes possi ...
Abordagem de um aspecto metodológico específico, relacionado com a utilização das estatísticas educacionais de censos demográficos e de registros escolares na pesquisa educacional. É apresentada uma tipologia de análises descritivas das estatísticas educacionais, construída com base em três critérios previamente estabelecidos: conteúdo da informação, tempo e número de populações consideradas na análise. Mostra-se a seguir a utilidade da tipologia proposta para a compreensão das diferentes possibilidades de análises explicativas. Faz-se também referência a algumas dificuldades relacionadas com a utilização das fontes estatísticas, indicam-se as características educacionais levantadas nos censos demográficos do Brasil e se conclui sugerindo algumas medidas para otimizar o aproveitamento das estatísticas educacionais de censos e de registros escolares. ...
Abstract
Analyses a especific methodological aspect related to the utilization of educational statistics of the demographic census and school registrations as they can be applied to educational research. A typology of descriptive analyses of educational statistics is presented based upon three criterion that were previously established: content of information, time and number of populations considered in the analyses. Following this information, it is shown the usefulness of the typology for the underst ...
Analyses a especific methodological aspect related to the utilization of educational statistics of the demographic census and school registrations as they can be applied to educational research. A typology of descriptive analyses of educational statistics is presented based upon three criterion that were previously established: content of information, time and number of populations considered in the analyses. Following this information, it is shown the usefulness of the typology for the understanding of several different possibilities of elucidative analyses. Some difficulties related to the use of these statistical tools are also presented; educational characteristics that are drawn from Brazil's demographic censuses are appointed. Concluding a few suggestions are made in order to fully take advantage of the data recorded in censuses and school files. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 2 (jul./set. 1979), p. 253-266
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License