Projeto de um pedalbox para formula SAE
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho visa documentar as etapas de projeto e melhoria de um pedalbox voltado para a aplicação em um protótipo monoposto da equipe de Formula SAE da universidade. A partir de um estudo prévio do sistema já construído e utilizado no veículo, constata-se um deslocamento excessivo do pedal de freio. Conseguinte estabelece-se novas diretrizes e uma metodologia para um novo sistema. Através de uma nova proposta a geometria foi desenhada e simulada computacionalmente a fim de comparar o desloc ...
Este trabalho visa documentar as etapas de projeto e melhoria de um pedalbox voltado para a aplicação em um protótipo monoposto da equipe de Formula SAE da universidade. A partir de um estudo prévio do sistema já construído e utilizado no veículo, constata-se um deslocamento excessivo do pedal de freio. Conseguinte estabelece-se novas diretrizes e uma metodologia para um novo sistema. Através de uma nova proposta a geometria foi desenhada e simulada computacionalmente a fim de comparar o deslocamento total da estrutura, que foi um inconsistência no sistema anterior. As condições de operação do pedalbox partem de um regulamento internacional que coordena a competição de Formula SAE, objetivando a construção deste projeto em conjunto com o restante do veículo. As simulações acontecem a partir da comparação do deslocamento da nova geometria e o sistema. A nova geometria permite ainda a avaliação de tensões, redução de massa e de custos. ...
Abstract
This work aims to document the design and improvement steps of a pedalbox aimed at application in a single-seat prototype from the university's Formula SAE team. From a previous study of the system already built and used in the vehicle, an excessive displacement of the brake pedal can be seen. Consequently, new guidelines and a methodology for a new system are established. Through a new proposal, the geometry was designed and computationally simulated in order to compare the total displacement ...
This work aims to document the design and improvement steps of a pedalbox aimed at application in a single-seat prototype from the university's Formula SAE team. From a previous study of the system already built and used in the vehicle, an excessive displacement of the brake pedal can be seen. Consequently, new guidelines and a methodology for a new system are established. Through a new proposal, the geometry was designed and computationally simulated in order to compare the total displacement of the structure, which was an inconsistency in the previous system. The pedalbox operating conditions are based on an international regulation that coordinates the Formula SAE competition, aiming to build this project together with the rest of the vehicle. The simulations take place by comparing the displacement of the new geometry and the system. The new geometry also allows the evaluation of stresses, mass and cost reduction. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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