Gestão de energia do mercado cativo : metodologia e estudo de casos para redução de custos em média tensão
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Nas notas técnicas disponibilizadas pela ANEEL junto às resoluções que homologam as tarifas das distribuidoras, observa-se que a classe de consumidores de média tensão representa um montante de consumo muito significativo dentro do ambiente de contratação regulado (ACR). Na prática, instalações de média tensão são empreendimentos comerciais, hospitalares, rurais e industriais de pequeno e médio porte, cuja demanda contratada é inferior a 500 kW, o que inviabiliza que eles adquiram energia no me ...
Nas notas técnicas disponibilizadas pela ANEEL junto às resoluções que homologam as tarifas das distribuidoras, observa-se que a classe de consumidores de média tensão representa um montante de consumo muito significativo dentro do ambiente de contratação regulado (ACR). Na prática, instalações de média tensão são empreendimentos comerciais, hospitalares, rurais e industriais de pequeno e médio porte, cuja demanda contratada é inferior a 500 kW, o que inviabiliza que eles adquiram energia no mercado livre (ACL). Cada vez mais unidades consumidoras deste perfil estão terceirizando o acompanhamento das suas faturas de energia elétrica à medida que contratam especialistas do setor elétrico para que realizem a devida análise das suas contas e lhes apresentem assim um portfólio de opções para otimização de custos. A Gestão de Energia do Mercado Cativo (Gestão de Energia ACR) consiste no serviço de análise e acompanhamento de faturas de energia elétrica, com o objetivo de garantir que o cliente está despendendo do menor orçamento possível com este insumo. É um trabalho realizado por empresas de engenharia especializadas, que possuem não só o conhecimento técnico necessário, mas também a expertise das normas que regem o setor elétrico brasileiro. O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para a devida implementação da Gestão de Energia ACR aplicada por uma empresa do setor de energia, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e especialista há 30 anos em consultoria para o setor elétrico. O público alvo aqui foi definido utilizando como base, principalmente, a análise da cartela de clientes deste serviço da empresa em questão, na qual observou-se uma predominância dos consumidores de média tensão A4 pertencentes às classes comercial e industrial. O presente trabalho foi distribuído em 6 capítulos: primeiramente foi fornecido um breve contexto histórico do setor elétrico brasileiro e então foram mapeados os capítulos pertinentes da normativa de referência por trás do desenvolvimento do trabalho, a Resolução Normativa 414 da ANEEL. Na sequência, as quatro etapas da metodologia proposta foram discutidas e três cases de sucesso da empresa do setor de energia foram comentados. Por fim, foram realizas as devidas conclusões acerca do trabalho desenvolvido. ...
Abstract
ANEEL always discloses technical notes besides the legal documents that ratify the distributors' tariffs, in which often is noticed that the medium voltage consumer class represents a very significant consumption amount within the Regulated Energy Market (REM). In practice, medium voltage installations are small and medium-sized commercial, hospital, rural and industrial companies, whose contracted demand value is less than 500 kW, which makes their entry in the Energy Free Market (EFM) not pos ...
ANEEL always discloses technical notes besides the legal documents that ratify the distributors' tariffs, in which often is noticed that the medium voltage consumer class represents a very significant consumption amount within the Regulated Energy Market (REM). In practice, medium voltage installations are small and medium-sized commercial, hospital, rural and industrial companies, whose contracted demand value is less than 500 kW, which makes their entry in the Energy Free Market (EFM) not possible. This type of energy customer often hires a specialized company to monitor their electricity bills, with the goal of decreasing their energy budget. Energy Management in the Regulated Energy Market (REM Energy Management) is a service which provides to the customer the analysis and monitoring of its electric energy bills, with the goal of guaranteeing the lowest possible energy budget for the client. This work requires specialized engineering companies, which not only have the necessary technical knowledge, but also an expertise in the standards that govern the Brazilian electricity sector. This paper proposes a methodology for the proper implementation of the REM Energy Management service applied by a company in the energy sector, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, that has been for 30 years a specialist in consultancy for the electricity sector. The target audience is the medium voltage commercial and industrial customers of the Regulated Energy Market and it was defined after the analysis of the REM Energy Management portfolio of clients. The present work is divided into 6 chapters: first, a brief historical context of the Brazilian electricity sector was provided, and then the author mapped the relevant chapters of the reference document behind the development of the work, Normative Resolution 414 by ANEEL. Next, the four stages of the proposed methodology were discussed: audit of the energy bill cost, tariff modality, demand contract and power factor. Finally, three successful cases of the energy sector company were discussed and then the appropriate work conclusions were made. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Elétrica.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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