EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Este capítulo de livro versa sobre o desenvolvimento do material educacional digital EduMobile que tem como objetivo apresentar estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula. A metodologia utilizada foi a ConstruMED, que apresenta, através de cinco etapas, os critérios pedagógicos, técnicos e gráficos necessários ao longo do processo de desenvolvimento de um material educacional digital. O material apresenta uma navegabilidade não linear, abordando elementos da usabilidade e ...
Este capítulo de livro versa sobre o desenvolvimento do material educacional digital EduMobile que tem como objetivo apresentar estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula. A metodologia utilizada foi a ConstruMED, que apresenta, através de cinco etapas, os critérios pedagógicos, técnicos e gráficos necessários ao longo do processo de desenvolvimento de um material educacional digital. O material apresenta uma navegabilidade não linear, abordando elementos da usabilidade e pedagógicos que possibilitem uma reflexão sobre a M-Learning. Dessa forma, o conteúdo abrange quatro módulos: Dispositivos móveis, que aborda diferentes perspectivas e conceitos sobre o tema; Aplicativos, que apresenta a definição de aplicativos (apps), suas principais funções e categorias; M-Learning, que trata da definição de aprendizagem móvel e seus principais desafios; e, por fim, Estratégias pedagógicas, que aborda as diferentes formas de utilização de dispositivos móveis e aplicativos na educação. Todos os módulos apresentam Materiais de Apoio, disponibilizados através de diferentes mídias, e Desafios, a fim de problematizar os assuntos abordados e promover espaços de reflexão e interação entre os usuários. Entende-se que o desenvolvimento de materiais como o EduMobile pode contribuir de maneira significativa com a prática pedagógica, seja pela relevância de seu conteúdo, tão atual e presente no contexto escolar, seja pelo seu formato que explora diferentes conteúdos de forma interativa e lúdica. Nesse sentido, a partir dos processos de avaliação e, se necessário, aprimoramento do mesmo, ele será disponibilizado de forma aberta e gratuita a todos que possuam interesse no tema. ...
Contido em
Martins, Ernane Rosa (Org.). Tecnologia da informação e comunicação : pesquisas em inovações tecnológicas [recurso eletrônico]. Guarujá, SP: Científica Digital, 2021. p. [124]-136
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5587)Ciências Humanas (1776)
Este item está licenciado na Creative Commons License