Sintomas sensoriais no transtorno do espectro autista : análise em crianças e adolescentes verbais e não-verbais
dc.contributor.advisor | Bosa, Cleonice Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Cristiano Weiss Martins de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T04:31:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/233810 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo comparou a gravidade e a estabilidade de sintomas sensoriais em dois grupos de crianças e adolescentes com autismo (verbais e não-verbais). Além disso, buscou examinar a relação entre sintomas sensoriais e o nível geral de linguagem, de interação social recíproca, e de autoagressão. Foi utilizado um banco de dados com informações de 115 crianças e adolescentes (47 verbais e 68 não-verbais), com idades entre 2,7 e 16 anos (média: 6,21; DP: 2,81), que passaram por uma avaliação diagnóstica padronizada de autismo. Os resultados indicaram uma prevalência de sintomas sensoriais em mais de 90% da amostra. Foi observada uma correlação significativa entre gravidade de sintomas sensoriais e prejuízos nas interações sociais recíprocas, mas não entre sintomas sensoriais e o nível de linguagem ou de autoagressão. A gravidade dos sintomas sensoriais foi preditiva das dificuldades de interação social. Os grupos verbais e não-verbais não divergiram de forma significativa em relação a gravidade ou estabilidade de sintomas sensoriais. Conclui-se que os déficits na percepção sensorial podem afetar a qualidade das interações sociais recíprocas. Os efeitos nas habilidades de linguagem, entretanto, ainda precisam ser melhor investigados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study compared the severity and stability of sensory symptoms in two groups of children and adolescents with autism (verbal and non-verbal). In addition, it examined the relationship between sensory symptoms and the general level of language, reciprocal social interaction, and self-harm. It was used a database with 115 children and adolescents (47 verbal and 68 non-verbal), aged between 2.7 and 16 years (mean: 6.21; SD: 2.81), who had undergone a standardized diagnostic evaluation for autism. Results indicated that sensory symptoms are prevalent in more than 90% of the sample. A significant correlation was observed between severity of sensory symptoms and impairments in reciprocal social interactions, but no relation was found between sensory symptoms and language or self-harm. Sensory symptoms were predictive of deficits in social interaction. Verbal and non-verbal groups did not diverge significantly regarding the severity or stability of sensory symptoms. Conclusion: Deficits in sensory perception may affect the quality of reciprocal social interactions. The effects on language skills, however, still need to be further investigated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autism | en |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Sensory processing | en |
dc.subject | Sensação | pt_BR |
dc.subject | Social interaction | en |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Comportamento autodestrutivo | pt_BR |
dc.subject | Fatores etários | pt_BR |
dc.title | Sintomas sensoriais no transtorno do espectro autista : análise em crianças e adolescentes verbais e não-verbais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135642 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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