Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais : elementos emergentes de pesquisas contemporâneas
View/ Open
Date
2021Type
Title alternative
Teaching sequences and pedagogical practices in natural sciences : emergent elements of contemporary research
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos s ...
Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos selecionados. Os resultados revelam que os autores, de forma majoritária, atuam coletivamente e são vinculados a universidades públicas da região sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas constatadas na amostra, em maior proporção: são destinadas ao ensino de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental; abrangem aulas expositivas e dialogadas/ atividades investigativas; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista, privilegiando conteúdos conceituais e procedimentais em seus processos avaliativos, bem como utilizando temas contextuais como forma de organização do trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Como desafios inerentes à área de Didática das Ciências, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior visibilidade e ocorrência de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil; de maior participação de professores, atuantes em escolas de Educação Básica, na autoria de trabalhos da literatura especializada; de maior valorização e disseminação de abordagens pedagógicas que contemplem a perspectiva centrada no modelo pedagógico sociocultural. ...
Abstract
This article presents a review of the academic production published in the minutes of the National Meeting of Research in Science Education, for the period from 2010 to 2020, specifically related to works involving the topics of teaching sequences and pedagogical practices. The research was developed from seven different procedures, comprising the use of some keywords for the search, with subsequent content analysis of the selected texts. The results reveal that the majority of the authors work ...
This article presents a review of the academic production published in the minutes of the National Meeting of Research in Science Education, for the period from 2010 to 2020, specifically related to works involving the topics of teaching sequences and pedagogical practices. The research was developed from seven different procedures, comprising the use of some keywords for the search, with subsequent content analysis of the selected texts. The results reveal that the majority of the authors work collectively and are linked to public universities in the southeast region of Brazil. The pedagogical practices found in the sample in greater proportion are aimed at teaching Natural Sciences in High School and the final years of Elementary School; cover expository and dialogued classes/investigative activities; they are guided by the constructivist pedagogical model, privileging conceptual and procedural content in their evaluation processes, as well as using contextual themes as a way of organizing the work to be developed in the classroom. As challenges inherent to the area of Didactics of Natural Sciences in Brazil, the highlighted need is for greater visibility and occurrence of research involving pedagogical practices aimed at the early years of Elementary School and Early Childhood Education; for greater participation of teachers, working in Basic Education schools, in the authorship of specialized literature articles; for greater appreciation and dissemination of pedagogical approaches that contemplate the perspective centered on the sociocultural pedagogical model. ...
In
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-22
Source
National
Collections
-
Journal Articles (35809)Humanities (6105)
This item is licensed under a Creative Commons License
