Dramaturgia da experiência : corpo, autobiografia e feminismos na criação de No te pongas flamenca!
View/ Open
Date
2021Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo reflete sobre o processo de criação cênica e dramatúrgica de No te pongas flamenca!,espetáculo desenvolvido entre 2017 e 2019 como parte de pesquisa de mestrado da atriz e bailaoraJuliana Kersting. Na montagem, repertório corporal, autobiografia e feminismos operam como fontes e provocações de uma narrativa que busca compor outras histórias, nossas histórias, distintas dos discursos do poder. Em intersecções entre teoria e prática artística, corpo e conceito, propõe-se uma dramaturgia ...
O artigo reflete sobre o processo de criação cênica e dramatúrgica de No te pongas flamenca!,espetáculo desenvolvido entre 2017 e 2019 como parte de pesquisa de mestrado da atriz e bailaoraJuliana Kersting. Na montagem, repertório corporal, autobiografia e feminismos operam como fontes e provocações de uma narrativa que busca compor outras histórias, nossas histórias, distintas dos discursos do poder. Em intersecções entre teoria e prática artística, corpo e conceito, propõe-se uma dramaturgia da experiência feita de subjetividade, memória, desejo, processo, encontros e desencontros. Ao mesmo tempo que é feito de experiência, o próprio fazer cênico/dramatúrgico é experiência, ou seja, o que fazemos nos faz e tece narrativas no mundo. ...
Abstract
The paper reflects on the scenic and dramaturgical creation process of No te pongas flamenco!, a play developed between 2017 and 2019 as part of the Master’s research of the actress and flamenco dancer Juliana Kersting. In the montage, body repertoire, autobiography and feminisms operate as sources and provocations of a narrative that seeks to compose other stories, our stories, distinct from the speeches of power. At intersections between theory and artistic practice, body and concept, a drama ...
The paper reflects on the scenic and dramaturgical creation process of No te pongas flamenco!, a play developed between 2017 and 2019 as part of the Master’s research of the actress and flamenco dancer Juliana Kersting. In the montage, body repertoire, autobiography and feminisms operate as sources and provocations of a narrative that seeks to compose other stories, our stories, distinct from the speeches of power. At intersections between theory and artistic practice, body and concept, a dramaturgy of experience is proposed, made up of subjectivity, memory, desire, process and encounters. At the same time that it is made of experience, the scenic / dramaturgical work itself is an experience, that is, what we do makes us and weaves narratives in the world. ...
Resumen
El artículo reflexiona sobre el proceso de creación escénica y dramatúrgica de No te pongas flamenca!, espectáculo desarrollado entre 2017 y 2019 como parte de la investigación del Master de la actriz y bailaora Juliana Kersting. En la puesta en escena, el repertorio corporal, la autobiografía y los feminismos operan como fuentes y provocaciones de una narrativa que busca componer otras historias, nuestras historias, distintas de los discursos del poder. En intersecciones entre teoría y práctic ...
El artículo reflexiona sobre el proceso de creación escénica y dramatúrgica de No te pongas flamenca!, espectáculo desarrollado entre 2017 y 2019 como parte de la investigación del Master de la actriz y bailaora Juliana Kersting. En la puesta en escena, el repertorio corporal, la autobiografía y los feminismos operan como fuentes y provocaciones de una narrativa que busca componer otras historias, nuestras historias, distintas de los discursos del poder. En intersecciones entre teoría y práctica artística, cuerpo y concepto, se propone una dramaturgia de la experiencia, compuesta de subjetividad, memoria, deseo, proceso, encuentros y desencuentros. Al mismo tiempo que está hecho de experiencia, el trabajo escénico /dramatúrgico en sí es una experiencia, es decir, lo que hacemos nos hace y teje narrativas en el mundo. ...
In
Repertório. Salvador, 2021.1. ano 24, n. 36, p. 164-189
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39552)
This item is licensed under a Creative Commons License