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dc.contributor.advisorTrasel, Marcelo Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorBareta, Gabriela Pacheco de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2021-12-22T04:27:58Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233264pt_BR
dc.description.abstractOs influenciadores digitais (criadores de conteúdo), profissão que surgiu recentemente com o avanço da internet e das redes sociais, conquistaram um status de celebridade em nossa sociedade, reunindo milhões de seguidores em redes sociais. Porém, sua fama vai além da internet, uma vez que aparecem em propagandas em televisão, fazem participações em filmes, novelas, séries, incluindo reality shows. Portanto, o mercado passou a compreender as vantagens de incluir esses profissionais em suas estratégias de marketing, associando seus produtos e serviços a influenciadores que têm uma boa reputação diante do público-alvo que pretendem atingir. Ou seja, com grande poder de influência, os criadores de conteúdo digital têm monetizado seus perfis nas redes sociais através da comercialização do seu espaço para a promoção de marcas, isto é, publicidade. Em um ambiente não regulamentado, em que essas atividades não são realizadas de forma ostensiva, no qual as crianças já estão inseridas e vêm consumindo esse conteúdo, faz-se relevante compreender o modo como elas compreendem a publicidade dos influenciadores digitais no Instagram. Com o objetivo de compreender a relação das crianças com esse tipo de publicidade e buscando responder à pergunta da pesquisa – “Qual a relação das crianças com a publicidade realizada por influenciadores digitais no Instagram?” –, realizou-se uma pesquisa de vertente qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas on-line, com crianças de 9 a 10 anos. Dentre os principais resultados obtidos neste estudo, foi possível identificar que as crianças entrevistadas não foram capazes de distinguir um conteúdo publicitário do entretenimento. Entretanto, apesar de gostarem de acompanhar esses perfis no Instagram, relataram que eles não são capazes de influenciar suas compras ao apresentarem produtos e serviços com os quais elas não se identificam, pelos quais não se interessam ou dos quais não gostam. Os resultados também sugerem que, independentemente da idade dos influenciadores digitais, estes acabam ganhando a simpatia das crianças espectadoras, que afirmam gostar de consumir esse conteúdo como forma de entretenimento e estão cada vez mais expostas à publicidade não ostensiva.pt_BR
dc.description.abstractThe digital influencers (content creators), a profession that has recently emerged with the advance of internet and social media, have achieved a celebrity status in our society, gathering millions of followers in their social networks. However, their fame goes beyond the internet, since they appear in television advertisements, participate in movies, soap operas, series, and reality shows. Therefore, the market began to understand the advantages of including these professionals in their marketing strategies, associating their products and services with influencers who have a good reputation before the target public they intend to reach. In other words, creators of digital content have monetized their profiles in social media, using their great power of influence, through the commercialization of their space for the promotion of brands, that is, advertising. In an unregulated environment, where these activities are carried out in a non-ostensive way, and in which children are already included and have been consuming this content, it is relevant to comprehend how children perceive advertising from digital influencers on Instagram. Aiming to understand the relation of children with this type of advertising and seeking to answer the research question – “Children's relationship with advertising carried out by digital influencers on Instagram?” – a qualitative research was carried out through semi-structured on-line interviews with children aged 9 to 10 years. Among the main results obtained in this study, it was possible to identify that the interviewed children were not able to distinguish advertising content from entertainment. However, although they enjoy following these profiles on Instagram, the children reported that they are not capable of influencing their purchases by presenting products and services which they do not identify with, are not interested in or do not like. The results also suggest that, regardless of the age of the digital influencers, they end up winning the sympathy of the child viewers, who claim to enjoy consuming this content as a form of entertainment and are increasingly exposed to non-ostensive advertising.en
dc.description.abstractLos influencers digitales (creadores de contenido), profesión que surgió recientemente con el avance de internet y de las redes sociales, lograron un estatus de celebridad en nuestra sociedad, reuniendo millones de seguidores en sus redes sociales. Sin embargo, su fama va más allá de internet, ya que aparecen en anuncios de televisión, participan en películas, telenovelas, series y programas de telerrealidad. Por lo tanto, el mercado comenzó a comprender las ventajas de incluir a estos profesionales en sus estrategias de marketing, asociando productos y servicios a influencers que tienen una buena reputación ante el público que pretenden alcanzar. O sea, con su gran poder de influencia, los creadores de contenido digital monetizan sus perfiles en las redes sociales mediante la comercialización de su espacio para la promoción de marcas, o sea, la publicidad. En un entorno no regulado, donde estas actividades se realizan de forma no ostensiva, y en el que los niños ya están incluidos y consumen este contenido, es relevante comprender cómo ellos perciben la publicidad de los influencers digitales en Instagram. Con el objetivo de comprender la relación de los niños con este tipo de publicidad y buscando dar respuesta a la pregunta de investigación: "¿Relación de los niños con la publicidad realizada por influencers digitales en Instagram?", se realizó una investigación cualitativa que tiene como base entrevistas online semiestructuradas con niños de 9 a 10 años. Entre los principales resultados obtenidos en este estudio, se pudo identificar que los niños entrevistados no fueron capaces de distinguir el contenido publicitario del entretenimiento. Sin embargo, aunque disfruten de seguir estos perfiles en Instagram, los niños informaron que no son capaces de influir en sus compras cuando presentan productos y servicios con que no se identifican, que no les interesan o que no les gustan. Los resultados también apuntan que, independientemente de la edad de los influencers digitales, estos acaban ganando la simpatía de los espectadores infantiles, que afirman disfrutar de este contenido como forma de entretenimiento y están cada vez más expuestos a la publicidad no ostensiva.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDigital influenceren
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectNiñoes
dc.subjectInfanciaes
dc.subjectInfluencer digitales
dc.subjectPublicidades
dc.titleE aí, galerinha? relação das crianças com a publicidade realizada por influenciadores digitais no Instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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