Efeitos de congestionamento em um modelo da nova geografia econômica
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal a incorporação de efeitos de congestionamento no modelo da Nova Geografia Econômica proposto por Pflüger (2004), o qual, diferente do modelo Centro-Periferia, apresenta soluções analíticas para as variáveis endógenas no equilíbrio de curto prazo e equilíbrios estáveis de aglomeração parcial no longo prazo. Como objetivo secundário, o trabalho busca expandir o modelo com efeitos de congestionamento para R ≥ 2 regiões e incorporar quatro topologias espaci ...
Este trabalho tem como objetivo principal a incorporação de efeitos de congestionamento no modelo da Nova Geografia Econômica proposto por Pflüger (2004), o qual, diferente do modelo Centro-Periferia, apresenta soluções analíticas para as variáveis endógenas no equilíbrio de curto prazo e equilíbrios estáveis de aglomeração parcial no longo prazo. Como objetivo secundário, o trabalho busca expandir o modelo com efeitos de congestionamento para R ≥ 2 regiões e incorporar quatro topologias espaciais: (i) o círculo equidistante; (ii) o segmento de reta; (iii) o retângulo de Manhattan; e (iv) o círculo de Manhattan. Os efeitos de congestionamento são introduzidos por meio da modelagem proposta por Brakman et al. (1996), a qual transforma os custos de produção no setor de competição monopolística em uma função do número de firmas locais. Os resultados de uma economia com duas regiões mostram que, com o aumento da liberdade comercial inter-regional, a alocação espacial: (i) realiza uma transição suave da dispersão para a aglomeração total no cenário sem efeitos de congestionamento; (ii) sai da dispersão para a aglomeração parcial e novamente para a dispersão no cenário representativo de custos de congestionamento; e (iii) sai suavemente da dispersão para a aglomeração parcial, mas abruptamente da aglomeração parcial para a aglomeração total no cenário representativo de benefícios de congestionamento. Utilizando como exemplo uma economia com vinte e cinco regiões, as simulações numéricas mostram que o nível de concentração espacial depende tanto dos parâmetros do modelo quanto do balanceamento entre a facilidade de ligação inter-regional e a magnitude do benefício geográfico da topologia adotada. Por fim, o modelo proposto origina estados estacionários compatíveis com a lei de Zipf. ...
Abstract
The primary objective of this final paper is to include congestion effects in the New Economic Geography model proposed by Pflüger (2004), which, unlike the Core-Periphery model, presents analytical solutions for the endogenous variables in the short-run equilibrium and stable partial agglomeration equilibria in the long-run. As a secondary objective, the work seeks to expand the model with congestion effects to R ≥ 2 regions and incorporate four spatial topologies: (i) the racetrack economy; ( ...
The primary objective of this final paper is to include congestion effects in the New Economic Geography model proposed by Pflüger (2004), which, unlike the Core-Periphery model, presents analytical solutions for the endogenous variables in the short-run equilibrium and stable partial agglomeration equilibria in the long-run. As a secondary objective, the work seeks to expand the model with congestion effects to R ≥ 2 regions and incorporate four spatial topologies: (i) the racetrack economy; (ii) the line segment; (iii) the Manhattan rectangle; and (iv) the Manhattan circle. Congestion effects are introduced through the modeling proposed by Brakman et al. (1996), which turns production costs in the monopolistic competition sector into a function of the number of local firms. The results of an economy with two regions show that, as freeness of trade increases, the spatial allocation: (i) makes a smooth transition from dispersion to full agglomeration in the scenario without congestion effects; (ii) moves from dispersion to partial agglomeration and again to dispersion in the representative scenario of congestion costs; (iii) moves smoothly from dispersion to partial agglomeration, but abruptly from partial agglomeration to full agglomeration in the representative scenario of congestion benefits. Using an economy with twenty five regions as an example, numerical simulations show that the degree of spatial concentration depends both on the model’s parameters and on the balance between the inter-regional link facility and the magnitude of the geographic benefit of the adopted topology. Finally, the proposed model has steady states compatible with Zipf’s law. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
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TCC Ciências Econômicas (1330)
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