Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Andressa Luiza Bortolaso dept_BR
dc.contributor.authorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.contributor.authorMuller, Claudio Josept_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T04:35:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1983-8026pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232717pt_BR
dc.description.abstractA busca por melhores resultados e a limitação de recursos vêm fazendo com que práticas de gestão como a implantação da Gestão por Processos (BPM) ganhem espaço nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil. Este estudo tem por objetivo identificar quais são os Fatores Críticos de Sucesso que exercem maior impacto nas etapas de implantação do BPM nas IFES. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratório. Com a aplicação do método Design Science Research (DSR), inicialmente, identificaram-se as etapas de implantação do BPM em IFES e seus Fatores Críticos de Sucesso (FCS). Desenvolveu-se uma matriz que relacionou esses elementos, de modo a permitir a identificação do grau de impacto dos FCS em cada uma das etapas de implantação do BPM. Na sequência, foram selecionados os Fatores Críticos de Sucesso com maior incidência de alto impacto para validação em algumas Universidades. Como principais resultados alcançados, tem-se o ranking dos Fatores Críticos de Sucesso com maior incidência de alto impacto para a implantação do BPM em IFES na visão dos especialistas e na perspectiva das IFES.pt_BR
dc.description.abstractThe search for better results and the limitation of resources have led to management practices such as the implementation of Business Process Management (BPM) gain ground in Federal Institutions of Higher Education in Brazil. This study aims to identify which are the Critical Success Factors that have the greatest impact in the stages of BPM implementation in the Brazilian Federal Institutions of Higher Education. It is about an applied research with a qualitative approach and a descriptive exploratory nature. By applying the Design Science Research (DSR) method, the stages of BPM implementation in Higher Education Federal Institutions and their Critical Success Factors (CSF) have been initially identified. A matrix which related these elements has been developed in order to allow the identification of the degree of impact of the Critical Success Factors in each of the stages of BPM implementation. Following this, the Critical Success Factors with higher incidence of high impact have been selected for validation in some Universities. As the main results achieved, there has been the ranking of the Critical Success Factors with strong incidence of high impact for the implementation of BPM in Higher Education Federal Institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProduto & produção. Porto Alegre, RS. Vol. 19, n. 3 (2018), p. 62-81pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness process managementen
dc.subjectGerenciamento de processos de negóciospt_BR
dc.subjectCritical success factorsen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectFederal institutions of higher educationen
dc.subjectDesign science researchen
dc.titleRanking dos fatores críticos de sucesso na implantação do BPM em Instituições Federais de ensino superiorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133434pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples