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dc.contributor.authorRosa, Tatiana Fatima Stürmer dapt_BR
dc.contributor.authorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.contributor.authorMuller, Claudio Josept_BR
dc.contributor.authorVieira, João Francisco da Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T04:35:41Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2238-0515pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232715pt_BR
dc.description.abstractDa implantação do BPM (Business Process Management) pode-se esperar diversos benefícios, como melhorar o entendimento do todo e iniciativas de mudança na organização; e gerar impactos positivos e melhorias na satisfação dos clientes. Alguns aspectos fundamentais da implantação do BPM são a definição dos processos-chave em que a organização deve focar, porém é necessário definir anteriormente sua arquitetura e portfólio de processos, que permitirá às organizações entenderem como geram valor aos seus clientes, proporcionando o alinhamento entre estratégia, processos e sistemas. Este trabalho tem como objetivo a definição de um método de priorização de processos para iniciativa de melhorias em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Utilizou-se como embasamento teórico conceitos e estudos relacionados principalmente a Business Process Management (BPM). A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório e o método Design Science Research (DSR) para a elaboração de um artefato de priorização de processos envolvendo critérios definidos com base na literatura estudada. O estudo apresentou o resultado da aplicação do artefato, após sua validação e preenchimento por parte dos especialistas em BPM e demais participantes da pesquisa. Foi possível definir o processo prioritário para iniciativas de melhoria no contexto estudado. O presente estudo poderá ser aplicado em organizações similares, desde que feitas as devidas adequações ao contexto organizacional. As principais contribuições deste trabalho centram-se no fato de fornecer subsídios para facilitar a definição dos processos chave das IFES, em busca da geração de valor para seus clientes, tornando-as assim mais competitivas.pt_BR
dc.description.abstractFrom the implementation of BPM (Business Process Management) several benefits can be expected. It can improve the understanding of the whole and changing initiatives in organization; it can generate positive impacts and improvements in satisfaction for the client. Some of the main aspects of BPM implementation are the definition of the key processes on which the organization must focus at. In order to achieve this goal, however, it is necessary to previously define its architecture and process portfolio. These definitions allow organizations to understand how they create value to their customers and can provide alignment between strategy, processes and systems. This work aims to establish a method for prioritizing processes that will cause improvements at the Federal Institutes of Higher Education (IFES). As a theoretical basis, it used concepts and studies related to Business Process Management (BPM). The research methodology applied was a qualitative approach, of a descriptive-exploratory nature, using the Design Science Research (DSR) method for the elaboration of prioritizing processes artefact involving definite criteria based on the literature studied. The study presented the result of the application of the artifact, after its validation and fulfillment by BPM specialists and other research participants. It also made possible to define the priority process for improvement initiatives in the studied context. The present study can be applied to similar organizations, since appropriate adjustments are done to the organizational context. The major contributions of this work focus on the fact that it provides subsidies to facilitate the definition of key processes of IFES, in search of generating value for their clients, thus making them more competitive.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEmpreendedorismo, Gestão e Negócios [recurso eletrônico]. Pirassununga, SP. Vol. 10, no. 10 (Mar. 2021), p. 844-861pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcess architectureen
dc.subjectGerenciamento de processos de negóciospt_BR
dc.subjectBusiness process managementen
dc.subjectArquitetura de processospt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectProcess prioritizationen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.titleImplantação do BPM em IFES : proposição de um método de piorização de processospt_BR
dc.title.alternativeImplementation of BPM in IFES : proposition of a process prioritization methoden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001134511pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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