Mapas conceituais e o jogo : estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem de bioquímica
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Date
2004Author
Type
Title alternative
Conceptual maps and a game: pedagogic strategies for biochemistry teaching and learning
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo relata e analisa a utilização de mapas conceituais aplicados à avaliação de conceitos aprendidos com o uso do jogo Diagrama Metabólico Dinâmico (DMD) na disciplina de Bioquímica da Fundação Faculdade Federal de Clínicas Médicas de Porto Alegre. Explora a validade do uso do mapa conceitual como ferramenta pedagógica, pelo estudante, na modelagem dos conceitos e auto-avaliarão ; e pelo professor, no acompanhamento e avaliação do processo de aquisição de conhecimento pelo aluno. Cada part ...
O artigo relata e analisa a utilização de mapas conceituais aplicados à avaliação de conceitos aprendidos com o uso do jogo Diagrama Metabólico Dinâmico (DMD) na disciplina de Bioquímica da Fundação Faculdade Federal de Clínicas Médicas de Porto Alegre. Explora a validade do uso do mapa conceitual como ferramenta pedagógica, pelo estudante, na modelagem dos conceitos e auto-avaliarão ; e pelo professor, no acompanhamento e avaliação do processo de aquisição de conhecimento pelo aluno. Cada participante, individualmente, construiu um mapa conceitual inicial, sobre um determinado metabólito indicado pelo professor. Em seguida, participou de uma atividade em grupo, montando, de forma colaborativa e cooperativa, um jogo sobre este metabólito e após construiu, individualmente, novo mapa conceitual. Uma análise qualitativa comparativa foi feita entre os mapas conceituais inicial e final de cada participante. O inicial foi usado como indicador do conhecimento prévio do participante sobre o assunto trabalhado e o final para verificar a expansão dos conceitos processados pelo aluno após o jogo. Foram considerados os seguintes pontos: predominância do caráter associativo ou classificatório; conceitos e relações corretas; número de relações. Os mapas iniciais indicaram que todos os alunos possuíam algum esquema mental prévio sobre o conceito proposto. Todos os mapas conceituais finais indicaram expansão de conceitos em relação aos mapas iniciais, o que pode ser percebido até mesmo pela observação do tamanho dos grafos. A observação puramente visual comparativa entre os mapas mostra que houve uma agregação de novos elementos. Evidenciou-se a predominância do caráter associativo em relação ao caráter classificatório. Os resultados apresentados sugerem a validade do uso do mapa conceitual como estratégia de acompanhamento do processo cognitivo, pelo professor e pelo próprio aluno. ...
Abstract
This paper reports on the use of concept maps applied to the evaluation of concepts learned through the use of the game Dynamic Metabolic Diagram (DMD - described in Biochemical Education, vol. 20, n 2, p. 97-98, 1992) in the discipline of Biochemistry of FFFCMPA. An investigation was carried out into the validity of using concept maps as a pedagogical tool both by the student, in the modeling of concepts, and by the teacher, in the assessment of the studentís learning. Each participant constru ...
This paper reports on the use of concept maps applied to the evaluation of concepts learned through the use of the game Dynamic Metabolic Diagram (DMD - described in Biochemical Education, vol. 20, n 2, p. 97-98, 1992) in the discipline of Biochemistry of FFFCMPA. An investigation was carried out into the validity of using concept maps as a pedagogical tool both by the student, in the modeling of concepts, and by the teacher, in the assessment of the studentís learning. Each participant constructed an initial concept map about a given metabolite assigned by the teacher. Subsequently, he or she participated in a group activity, playing an educational game about this metabolite, and later the student constructed a new concept map. A comparative qualitative analysis was carried out between the initial and final concept maps of each participant The initial concept was used as an indicator of the participantís previous knowledge of the topic, and the final concept was used to check the expansion of the concepts by the student after playing the game. The following criteria were used: predominance of associative or classificatory character; correct concepts and relationships; number of relationships. A purely visual comparison between the maps indicated that new elements have been added. The associative character has been shown to predominate when compared to the classificatory one. The results obtained suggest the validity of using concept maps as a strategy to monitor the cognitive process, both by the teacher and by the student. ...
In
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2004), p. 59-71
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