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dc.contributor.advisorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Ana Paula de Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T04:42:16Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232464pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A organização dos serviços de saúde em Redes de Atenção vem sendo adotada pelo Sistema Único de Saúde em busca da integralidade do cuidado. Os serviços de saúde interagem entre si em fluxos usuário-centrados. O cuidado e a construção dos itinerários terapêuticos consolida-se por meio de práticas educativas. OBJETIVO: compreender o itinerário do cuidado e o papel da educação considerando as multidimensões qualitativas que caracterizam as Redes de Saúde do Sistema Único de Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico, de natureza qualitativa. A pesquisa ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde de Porto Alegre/RS. Os critérios para a escolha dos participantes foram: ser usuário da Unidade Básica de Saúde cenário do estudo há mais de três anos e portador de doença crônica. Foram realizadas sete entrevistas aprofundadas guiadas por um roteiro fundamentado nas multidimensões qualitativas que compõem as Redes de Saúde: Unidade Mínimas, Conectividade, Integralidade, Normatividade e Subjetividade. A saturação teórica foi o critério adotado para definição do tamanho da amostra. A análise textual discursiva foi usada para análise dos dados. RESULTADOS: A forma como os processos de adoecimento são percebidos e compreendidos pelos usuários, ao serem acolhidos pelos trabalhadores, produz (ou não) o vínculo e determina o papel da Conectividade entre as Unidades Mínimas para a produção inicial dos itinerários do cuidado. A dimensão da Integração da Rede de Atenção à Saúde sustenta-se por meio das práticas educativas, do acolhimento e do vínculo, pavimentando um caminho que o usuário trilhará em seu itinerário terapêutico, inclusive buscando outros serviços. Quando a Atenção Primária à Saúde não cumpre o papel de centro de comunicação da rede, os usuários assumem esse papel e protagonizam conexões. Rupturas na coordenação institucional do cuidado refletem no comprometimento da integração entre as Unidades Mínimas da rede e, consequentemente, na integralidade do cuidado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo conclui que as práticas educativas são inerentes a dimensão da Subjetividade em seu papel transversal, perpassando as demais dimensões da Rede de Atenção à Saúde e direcionando os modelos e conformações dos itinerários de cuidado.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUCTION: The organization of health services in Primary Health Care Networks has been adopted by the Unified Health System of Brazil in order to promote the integrality of caring. The health services interact with each other in user-centered flows. The caring and construction of therapeutic itineraries is consolidated through of educational practices. OBJECTIVE: to comprehend the care itinerary and the role of education considering the qualitative multi-dimensions that characterize the Health Networks in the Unified Health System of Brazil. METHODOLOGY: This is a case study of type unique and holistic, of a qualitative nature. This research took place in one Unit of Basic Health at Porto Alegre/RS. The criteria for selecting the participants were: being an user for more than three years of the Unit of Basic Health considered in this study and having a chronic disease. Seven in-depth interviews were performed guided by a script based on the qualitative multi-dimensions that are part of the Health Networks: Minimum Units, Connectivity, Integrality, Normativity and Subjectivity. The theoretical saturation was the criteria adopted to define the sample size. Discursive textual analysis was used for data analysis. RESULTS: The way how illness processes are noticed and comprehended by the users during their embracement by the health workers produces (or not) their bond and determines the role of Connectivity between the Minimum Units for the initial production of the cares itineraries. The Integrality dimension of the Health Care Network is supported by educational practices, reception and bonding, paving the user’s path during his therapeutic itinerary, including the search for other services. In the case where the Primary Health Attention does not fulfill the role as the center of communication on the network, the users assumes this role and protagonizes connections. Disruptions in the institutional coordination of care reflect in the compromised integration between the Minimum Units of the network and, consequently, in the integrality of caring. FINAL CONSIDERATIONS: This study concludes that the educational practices are inherent in the Subjectivity dimension in its transversal role, permeating all the other dimensions in the Primary Health Care Networks and directing the models and conformations of caring itineraries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPrimary health care networksen
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.subjectEducation in healthen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectTherapeutic itineraryen
dc.titleO cuidado e as multidimensões das redes de saúde : contribuições ao campo da educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001133911pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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