O passado nos condena?
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Data
2020Tipo
Outro título
Does the past condemn us?
¿Nos condena el pasado?
Assunto
Resumo
Nesta carta pedagógica proponho-me dialogar com os cidadãos e cidadãs do Brasil. Escrevo a carta com o objetivo de realizar um debate sobre o que ocorre no Brasil da atualidade. Dormimos esperança e acordamos fragmentação e despolitização. Retomo os conceitos de cidadania e democracia no Brasil considerando três aspectos descritos por José Murilo de Carvalho. A escravidão, o latifúndio e a falta de direitos sociais são heranças coloniais que perduram até hoje como aspectos centrais na história ...
Nesta carta pedagógica proponho-me dialogar com os cidadãos e cidadãs do Brasil. Escrevo a carta com o objetivo de realizar um debate sobre o que ocorre no Brasil da atualidade. Dormimos esperança e acordamos fragmentação e despolitização. Retomo os conceitos de cidadania e democracia no Brasil considerando três aspectos descritos por José Murilo de Carvalho. A escravidão, o latifúndio e a falta de direitos sociais são heranças coloniais que perduram até hoje como aspectos centrais na história da constituição da cidadania brasileira. Por último, nesta carta pedagógica aos cidadãos brasileiros, apresento debate que reflete a dimensão da conjuntura na qual o Brasil está inserido neste momento. ...
Abstract
In this pedagogical letter, I propose to dialogue with the citizens of Brazil. I am writing the letter in order to have a debate about what is happening in Brazil today. We sleep in hope and wake up fragmentation and depoliticization. I return to the concepts of citizenship and democracy in Brazil considering three aspects described by José Murilo de Carvalho. Slavery, the latifundium and the lack of social rights are colony inheritances that continue today as central aspects in the history of ...
In this pedagogical letter, I propose to dialogue with the citizens of Brazil. I am writing the letter in order to have a debate about what is happening in Brazil today. We sleep in hope and wake up fragmentation and depoliticization. I return to the concepts of citizenship and democracy in Brazil considering three aspects described by José Murilo de Carvalho. Slavery, the latifundium and the lack of social rights are colony inheritances that continue today as central aspects in the history of the constitution of Brazilian citizenship. Finally, in this pedagogical letter to Brazilian citizens, I present a debate that reflects the dimension of the conjuncture in which Brazil is currently inserted. ...
Resumen
En esta carta pedagógica, propongo dialogar con los ciudadanos de Brasil. Escribo la carta para tener un debate sobre lo que está sucediendo hoy en Brasil. Dormimos con esperanza y despertamos fragmentación y despolitización. Vuelvo a los conceptos de ciudadanía y democracia en Brasil considerando tres aspectos descritos por José Murilo de Carvalho. La esclavitud, el latifundio y la falta de derechos sociales son herencias coloniales que continúan hoy como aspectos centrales en la historia de l ...
En esta carta pedagógica, propongo dialogar con los ciudadanos de Brasil. Escribo la carta para tener un debate sobre lo que está sucediendo hoy en Brasil. Dormimos con esperanza y despertamos fragmentación y despolitización. Vuelvo a los conceptos de ciudadanía y democracia en Brasil considerando tres aspectos descritos por José Murilo de Carvalho. La esclavitud, el latifundio y la falta de derechos sociales son herencias coloniales que continúan hoy como aspectos centrales en la historia de la constitución de la ciudadanía brasileña. Finalmente, en esta carta pedagógica a los ciudadanos brasileños, presento un debate que refleja la dimensión de la coyuntura en la que Brasil se inserta actualmente. ...
Contido em
Crítica Educativa. São Carlos, SP. Vol. 6, n. 1 (out. 2021), p. 1-7
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