Imagens do consumismo na escola : a produtividade da cultura visual
Visualizar/abrir
Data
2012Tipo
Assunto
Resumo
O artigo traz elementos para uma discussão sobre a produtividade da conjunção mídia-consumo-espetáculovisibilidades na constituição de sujeitos escolares da era do consumismo, na qual a cultura visual ocupa um lugar proeminente. Subsidio-me de recortes de pesquisas empíricas sobre as conexões entre educação, escola e cultura contemporânea, e lanço mão de evidências pinçadas em um conjunto amplo de dados, análises e reflexões por eles propiciadas. Utilizando-me de ferramentas conceituais da vert ...
O artigo traz elementos para uma discussão sobre a produtividade da conjunção mídia-consumo-espetáculovisibilidades na constituição de sujeitos escolares da era do consumismo, na qual a cultura visual ocupa um lugar proeminente. Subsidio-me de recortes de pesquisas empíricas sobre as conexões entre educação, escola e cultura contemporânea, e lanço mão de evidências pinçadas em um conjunto amplo de dados, análises e reflexões por eles propiciadas. Utilizando-me de ferramentas conceituais da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, procuro expor uma forma de pensar sobre o que se tem denominado cultura da mídia e do consumo, dando destaque ao papel da cultura visual dentro dela e mostrando evidências de sua produtividade na constituição de estudantes afinados com o consumismo. ...
Abstract
The article provides elements for a discussion about the productivity of media, consumption, spectacle and visibility conjunction in the shapping of school subjects in the consumerism age, in which visual culture is significantly prominent. The paper draw on empirical research snippets about the connections between education, school and contemporary culture, and make use of evidences picked out from a large set of data, analyses and reflections. Using conception tools of the poststructuralist C ...
The article provides elements for a discussion about the productivity of media, consumption, spectacle and visibility conjunction in the shapping of school subjects in the consumerism age, in which visual culture is significantly prominent. The paper draw on empirical research snippets about the connections between education, school and contemporary culture, and make use of evidences picked out from a large set of data, analyses and reflections. Using conception tools of the poststructuralist Cultural Studies, I seek to provide a way of thinking about what has been called media and consumer culture, and I highlight the role of the visual culture in it, giving evidence of its productivity in the shape of students in line with consumerism. ...
Contido em
Instrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 263-272
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License