As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta uma parte do estudo acerca das mudanças, deste período particular do capitalismo e no papel do Estado, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado e algumas parcerias em educação que materializam esta proposta. Analisa a relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela Terceira Via, de que o “culpado” pela crise é o Estado, e as estratégias que propõem o deslocamento da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade, e o que fica como propr ...
Este trabalho apresenta uma parte do estudo acerca das mudanças, deste período particular do capitalismo e no papel do Estado, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado e algumas parcerias em educação que materializam esta proposta. Analisa a relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela Terceira Via, de que o “culpado” pela crise é o Estado, e as estratégias que propõem o deslocamento da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade, e o que fica como propriedade do Estado adquire a orientação do mercado, considerada parâmetro de eficiência. Com a parceria público/privada e o fortalecimento do terceiro setor, o privado acaba influenciando ou definindo o público, não mais apenas na agenda, mas na execução das políticas, definindo o conteúdo e a gestão da educação. ...
Abstract
This work presents part of a study of the changes taken place in this particular period of capitalism and in the role of State which redefine the border between public and private, and some partnerships in education that materialize this proposal. It analyzes the relationship between the neoliberal diagnosis – incorporated by the Third Way- that puts the “blame” of the crisis on the State, and the strategies that propose the displacement from State to society of the execution of social policies ...
This work presents part of a study of the changes taken place in this particular period of capitalism and in the role of State which redefine the border between public and private, and some partnerships in education that materialize this proposal. It analyzes the relationship between the neoliberal diagnosis – incorporated by the Third Way- that puts the “blame” of the crisis on the State, and the strategies that propose the displacement from State to society of the execution of social policies, adopting what remains as a property of the State the orientation of market, which is considered a parameter of efficiency. With the public/private partnership and the strengthening of the third sector, what is private ends up shaping or defining what is public, not only in the agenda, but also in the execution of policies, defining the contents and the management in education. ...
Resumen
Este trabajo presenta una parte del estudio sobre los cambios en este período particular del capitalismo y en el papel del Estado, que redefinen las fronteras entre lo público y lo privado y algunos acuerdos en educación que materializan esta propuesta. Analiza la relación entre el diagnóstico neoliberal, incorporado por la Tercera Vía, de que el Estado es el “culpable” por la crisis, y las estrategias que proponen el desplazamiento de la ejecución de las políticas sociales del Estado para la s ...
Este trabajo presenta una parte del estudio sobre los cambios en este período particular del capitalismo y en el papel del Estado, que redefinen las fronteras entre lo público y lo privado y algunos acuerdos en educación que materializan esta propuesta. Analiza la relación entre el diagnóstico neoliberal, incorporado por la Tercera Vía, de que el Estado es el “culpable” por la crisis, y las estrategias que proponen el desplazamiento de la ejecución de las políticas sociales del Estado para la sociedad; lo que queda como propiedad del Estado adquiere por su parte la orientación del mercado, considerada parámetro de eficiencia. Con el acuerdo público/privado y el fortalecimiento del tercer sector, lo privado acaba influenciando o definiendo lo público, ya no más únicamente en la agenda, sino que también en la ejecución de las políticas, definiendo el contenido y la gestión de la educación.Palavras clave: tercera vía; acuerdo público/privado en la educación; políticas educacionales; gestión democrática; redefiniciones en el papel del estado. ...
Contido em
Cadernos de pesquisa : pensamento educacional. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2009), p. 139-160
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
