Geografia, educação e comunicação : as práticas comunicacionais como possibilidade de ler a espacialidade na cibercultura
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Data
2021Tipo
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Geography, education and communication : communication practices as a possibility to read spatiality in cyberculture
Assunto
Resumo
Este texto problematiza as práticas comunicacionais e as formas de aprender na cibercultura. As reflexões amparam-se em três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação, com abordagem teórico-metodológica amparada nos Estudos Culturais e Foucaultianos. As práticas comunicacionais na cibercultura ocorrem mediadas por dispositivos móveis conectados e contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, estimulando aprendizagens fragmentadas e outras espacialidades ...
Este texto problematiza as práticas comunicacionais e as formas de aprender na cibercultura. As reflexões amparam-se em três campos do conhecimento, a saber, Geografia, Educação e Comunicação, com abordagem teórico-metodológica amparada nos Estudos Culturais e Foucaultianos. As práticas comunicacionais na cibercultura ocorrem mediadas por dispositivos móveis conectados e contribuem para borrar fronteiras entre o físico e o digital, estimulando aprendizagens fragmentadas e outras espacialidades ao sujeito contemporâneo. Tais aprendizagens apresentam potencialidades e riscos ao serem apropriadas na educação formal e suas instituições. Diante disso, mobilizar pesquisas, na intersecção entre Geografia e Educação, sobre práticas comunicacionais em contextos escolares e acadêmicos emerge como possibilidade de compreensão da espacialidade na cibercultura. ...
Abstract
This text problematizes the communicational practices and the ways of learning in cyberculture. The reflections are supported by three fields of knowledge, namely, Geography, Education and Communication, with a theoretical-methodological approach supported by Cultural and Foucaultian Studies. The communicational practices in cyberculture occur mediated by connected mobile devices and contribute to blur the boundaries between the physical and the digital, stimulating fragmented learning and othe ...
This text problematizes the communicational practices and the ways of learning in cyberculture. The reflections are supported by three fields of knowledge, namely, Geography, Education and Communication, with a theoretical-methodological approach supported by Cultural and Foucaultian Studies. The communicational practices in cyberculture occur mediated by connected mobile devices and contribute to blur the boundaries between the physical and the digital, stimulating fragmented learning and other spatialities to the contemporary subject. Such learning has potential and risks when it is appropriated in formal education and its institutions. Therefore, mobilizing research, at the intersection between Geography and Education, on communicational practices in school and academic contexts emerges as a possibility for understanding spatiality in cyberculture. ...
Contido em
Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [101]-116
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