“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
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Data
2021Tipo
Outro título
“Are our idols still the same ...” ? : Between (self)biographical narratives of teacher educators and re-signified Geo(graphies)
Assunto
Resumo
O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a pres ...
O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a presença de memórias e/ou contramemórias como fontes de orientação do fazer pedagógico. Verificou-se as potencialidades do método (auto)biográfico para a ressignificação de três (Geo)grafias: primeira Geografia, Geografia acadêmica e Geografia escolar. ...
Abstract
The text analyzes how the memories of teachers of the Degree in Geography build their teaching identities and influence the training of undergraduate students. The (self)biographical method, the methodology of life histories, and the sources of the (self) biographical narratives were also adopted, in addition to focus groups with the undergraduate students of Geography from a Federal University in the state of Rio Grande do Sul. The predominance of memories of the education trajectory (traditio ...
The text analyzes how the memories of teachers of the Degree in Geography build their teaching identities and influence the training of undergraduate students. The (self)biographical method, the methodology of life histories, and the sources of the (self) biographical narratives were also adopted, in addition to focus groups with the undergraduate students of Geography from a Federal University in the state of Rio Grande do Sul. The predominance of memories of the education trajectory (traditional teaching) as well as the presence of memories and/or counter-memories as sources of guidance in pedagogical practice was noticed. The potentialities of the (self)biographical method were verified for the re-signification of three (Geo)graphies: first Geography, Academic Geography, and School Geography. ...
Contido em
Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [151]-168
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