Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T04:40:43Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232020pt_BR
dc.description.abstractDiscute-se no texto uma proposta de análise de produtos televisivos, que se orienta pela pergunta: que relação há entre a complexidade de elementos de linguagem de TV e a produção de sujeitos que devem ser desta ou daquela maneira formados e informados? Propõe-se uma metodologia de investigação cujo objetivo é mapear e confrontar entre si as diferentes estratégias de linguagem, na construção dos produtos audiovisuais, no intuito de caracterizar o "dispositivo pedagógico" da mídia, particularmente da televisão, supondo que os meios de comunicação constroem significados e atuam decisivamente na formação dos sujeitos sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe text discusses a proposal for analyzing television products, guided by he question: What kind of relationship can be established between the complexity of elements of television language and the constitution of subjects who should be formed and informed in one or another way? Assuming that the means of communication construct meaning and decisively affect the constitution of social subjects, it proposes a methodology of investigation, the objective of which is to map and compare the different language strategies in the construction of audiovisual products. With this, a "pedagogical apparatus" (dispositivo pedagógico) of the media, especially television, is characterized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 1997), p. 59-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectSubjecten
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectMedia pedagogyen
dc.titleO estatuto pedagógico da mídia : questões de análisept_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical statute of the media : some issues of analysisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000133530pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples