As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
Visualizar/abrir
Data
1996Tipo
Outro título
Sociological approaches to curriculum : theoretical orientations and research perspectives
Assunto
Resumo
A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franc ...
A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo. ...
Abstract
In recent years, the sociological thought about the school has been renewed, in many countries, by the emphasis given to the issue of curriculum. I describe briefly, in the present artic e, some of the approaches of this new area of research. I mention, firstly, the original and truly "foundational" contribution, in the sixties, of the writings of the British sociologists, notably those belonging to the "new sociology" perspective. I discuss, then, the writings (the French as well the foreign o ...
In recent years, the sociological thought about the school has been renewed, in many countries, by the emphasis given to the issue of curriculum. I describe briefly, in the present artic e, some of the approaches of this new area of research. I mention, firstly, the original and truly "foundational" contribution, in the sixties, of the writings of the British sociologists, notably those belonging to the "new sociology" perspective. I discuss, then, the writings (the French as well the foreign ones) which emphasize those elements which are called, sometimes, "real currículum" and "hidden currículum". Finally, I stress the possibility of a productive dialogue between historians, educators and sociologists of currículum, on the issue of school culture. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 187-198
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License