Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
dc.contributor.author | Santos, José Ricardo Gomes Dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Castrogiovanni, Antonio Carlos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T04:38:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo central investigar possíveis relações entre o ensino de Geografia e o Turismo. De caráter teórico, procura analisar algumas propostas e pesquisas já desenvolvidas nesse âmbito interdisciplinar. Apresenta caráter ensaístico de cunho analítico-descritivo. Ao longo do texto são estabelecidas relações entre os conceitos de Espaço Geográfico, Turismo, Espaço Turístico e Patrimônio. Não visa uma conclusão propriamente dita, mas reflexões que colaborem no avanço das outras prováveis investigações, descobertas e proposições. Em diálogo com o Pensamento Complexo de Morin (2011, 2015), buscamos uma aproximação na abordagem das temáticas sob a égide de alguns dos princípios da Complexidade. A análise provisória atende ao caráter processual que valoriza a ideia de que as verdades são muitas e provisórias e as dúvidas constantes. Nesse momento, acreditamos que há significativas possibilidades teórico-práticas em relação aos temas trabalhados. A pesquisa contribui para aproximar o conhecimento acadêmico aos escolares e diminuir a distância entre teoria e práticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to investigate possible relationships between the teaching of Geography and teaching of Geography and Tourism. Theoretical in nature, it seekstoa nalyze some proposal sand already developed in this interdisciplinary field. It has an essay characterof a descrip tive analytical nature. Through out the text, relationships are establishe damong the concept sof Geographic Space, Tourism, Tourist Space and Heritage. It does notaimat a conclusion, per se, but in reflectionsthatcollaborate in the advancement of other probable investigations, discoveries, andpropositions. In dialogue with the Complex Thought of Morin (2011, 2015), we look for an approach in address ing the theme sunder the aegis of some of the principle sof Complexity. The provisional analysis meets the procedural character that values the idea in whichtruths are manyand provisional and that doubts are constant. At this moment, we believe that there are significant the oretical and practical possibilities in relation to the themesworkedon. The research contributes to bringing academic knowledge closer to the students and to reduce the distance between theory and practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [99]-113 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Complexity | en |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Teaching of geography | en |
dc.subject | Geographic space | en |
dc.subject | Espaço geográfico | pt_BR |
dc.subject | Espaço turístico | pt_BR |
dc.subject | Tourist space | en |
dc.title | Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching geography and tourism : approaches and/or distancing | en |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001133597 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5591)Ciências Humanas (1780)