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dc.contributor.authorSantos, José Ricardo Gomes Dospt_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T04:38:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232014pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo central investigar possíveis relações entre o ensino de Geografia e o Turismo. De caráter teórico, procura analisar algumas propostas e pesquisas já desenvolvidas nesse âmbito interdisciplinar. Apresenta caráter ensaístico de cunho analítico-descritivo. Ao longo do texto são estabelecidas relações entre os conceitos de Espaço Geográfico, Turismo, Espaço Turístico e Patrimônio. Não visa uma conclusão propriamente dita, mas reflexões que colaborem no avanço das outras prováveis investigações, descobertas e proposições. Em diálogo com o Pensamento Complexo de Morin (2011, 2015), buscamos uma aproximação na abordagem das temáticas sob a égide de alguns dos princípios da Complexidade. A análise provisória atende ao caráter processual que valoriza a ideia de que as verdades são muitas e provisórias e as dúvidas constantes. Nesse momento, acreditamos que há significativas possibilidades teórico-práticas em relação aos temas trabalhados. A pesquisa contribui para aproximar o conhecimento acadêmico aos escolares e diminuir a distância entre teoria e práticas.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to investigate possible relationships between the teaching of Geography and teaching of Geography and Tourism. Theoretical in nature, it seekstoa nalyze some proposal sand already developed in this interdisciplinary field. It has an essay characterof a descrip tive analytical nature. Through out the text, relationships are establishe damong the concept sof Geographic Space, Tourism, Tourist Space and Heritage. It does notaimat a conclusion, per se, but in reflectionsthatcollaborate in the advancement of other probable investigations, discoveries, andpropositions. In dialogue with the Complex Thought of Morin (2011, 2015), we look for an approach in address ing the theme sunder the aegis of some of the principle sof Complexity. The provisional analysis meets the procedural character that values the idea in whichtruths are manyand provisional and that doubts are constant. At this moment, we believe that there are significant the oretical and practical possibilities in relation to the themesworkedon. The research contributes to bringing academic knowledge closer to the students and to reduce the distance between theory and practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [99]-113pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComplexityen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectTeaching of geographyen
dc.subjectGeographic spaceen
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectEspaço turísticopt_BR
dc.subjectTourist spaceen
dc.titleEnsino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentospt_BR
dc.title.alternativeTeaching geography and tourism : approaches and/or distancingen
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133597pt_BR


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