Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
Visualizar/abrir
Data
1996Tipo
Outro título
Habermas and the critique ofpedagogical knowledge in postmodern times
Assunto
Resumo
Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a ...
Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' e o 'ethos' pedagógico, e nas discussões metodológicas sobre dialética e hennenêutica, analisa os perigos da influência de ideologias na constituição do conhecimento pedagógico, sob a égide da razão moderna. Postula a possibilidade de reconstrução de um saber da educação, a partir da proposta habennasiana de racionalidade pós-moderna. ...
Abstract
This study questions teacher education in postmodern times, articulating the history of Brazilian education with the history of philosophical ideas. This paper is based on my doctoral dissertation, Communicative Action and Educational Action: recovering pedagogical eras and ethos. This work points out methodological discussions regarding dialetics and henneneutics. It analyses the dangers of ideological influences upon the constitution ofpedagogical knowledge from the perspective ofmodern reaso ...
This study questions teacher education in postmodern times, articulating the history of Brazilian education with the history of philosophical ideas. This paper is based on my doctoral dissertation, Communicative Action and Educational Action: recovering pedagogical eras and ethos. This work points out methodological discussions regarding dialetics and henneneutics. It analyses the dangers of ideological influences upon the constitution ofpedagogical knowledge from the perspective ofmodern reason. This work postulates the possibility of reconstruction of educational wisdom, based on Habennas' conception ofpost-modern rationality. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 9-29
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License