Demand chain management & supply chain management : uma estrutura conceitual para alcançar a excelência na cadeia de valor
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Resumo
Ambientes com constantes variações de demanda decorrentes, principalmente, da facilidade de aquisição de produtos internacionais e das introduções de novos produtos, provenientes de novas tecnologias, geram a necessidade das organizações reverem seus processos, em especial, os logísticos. Cadeias de suprimentos amplas e complexas, atreladas aos desejos dos clientes finais de obterem seus produtos em um curto espaço de tempo, reforça a busca por técnicas organizacionais com o intuito de melhorar ...
Ambientes com constantes variações de demanda decorrentes, principalmente, da facilidade de aquisição de produtos internacionais e das introduções de novos produtos, provenientes de novas tecnologias, geram a necessidade das organizações reverem seus processos, em especial, os logísticos. Cadeias de suprimentos amplas e complexas, atreladas aos desejos dos clientes finais de obterem seus produtos em um curto espaço de tempo, reforça a busca por técnicas organizacionais com o intuito de melhorar a visibilidade das demandas e tornar a reação à cadeia mais eficiente. Um conceito recente é o Demand Chain Management (DCM) o qual busca elevar e agrupar disciplinas de marketing e rever o conceito de Supply Chain Management (SCM). Entretanto, por se tratar de um novo termo, há autores que divergem sobre os conceitos de DCM e SCM, bem como não detalham suas principais disciplinas e também não direcionam para um modelo de implementação. O presente trabalho visa elucidar as semelhanças e diferenças entre DCM e SCM, quais disciplinas são abordadas em cada entidade, seu processo de conexão (S&OP: Sales and Operations Planning) e apresentar uma proposta de estrutura conceitual de DCM e SCM em uma organização. Além disso, busca traçar as etapas de implementação desta estrutura conceitual e, através de entrevistas com especialistas na área de SCM, apresentar e validar o modelo. O objetivo do presente trabalho consiste em buscar técnicas com o propósito de atingir a excelência na cadeia de valor, com foco na percepção do cliente final. Como resultado, o modelo conceitual demonstrará elevada aderência de aplicabilidade, de acordo com as opiniões dos especialistas de diferentes indústrias, bem como validade estatística utilizando o modelo Fleiss’ Kappa. ...
Abstract
Environment with often demand variation mainly by the ease of international’s products acquisition and high rate of new products introductions due to new technologies creates the necessity from companies to rebuild its processes, especially logistic. Widely and complex supply chains hitched on final customer desires in obtain their products on a very short-term period reinforce the need of new organizational techniques research to improve demand visibility and become more efficient readiness. O ...
Environment with often demand variation mainly by the ease of international’s products acquisition and high rate of new products introductions due to new technologies creates the necessity from companies to rebuild its processes, especially logistic. Widely and complex supply chains hitched on final customer desires in obtain their products on a very short-term period reinforce the need of new organizational techniques research to improve demand visibility and become more efficient readiness. One new concept is Demand Chain Management (DCM), which foresees to leverage and to group marketing disciplines and review Supply Chain Management (SCM) concept. However, as it is a new term, authors disagree on DCM and SCM concepts yet as well as they do not deeply describe its main disciplines for them neither orientate for any implementation model. This paper proposes elucidate similarities and differences between DCM and SCM, which disciplines is related to each entity, its process connection between them (S&OP: Sales and Operations Planning) and present a conceptual framework proposal of DCM and SCM into an organization. Furthermore, it quests to delineate the implementation steps and, by interviewing SCM specialists, present and validate the model. The paper’s target consists in fetch techniques in order to get value chain excellence, focus on final customer’s sense. As outcome, the conceptual framework showed high applicable adherence towards supply chain specialists' opinions by different industries as well as statistics validation by Fleiss’ Kappa model. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes.
Coleções
-
Engenharias (7307)Engenharia de Produção (1220)
Este item está licenciado na Creative Commons License