Poéticas do virtual e os processos de subjetivação
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Data
2005Tipo
Outro título
Poetics of the virtual and the subjectivation processes
Assunto
Resumo
Os enredamentos conceituais que se colocam neste texto, situam-se numa espécie de entre disciplinar, no caso, entre informática, filosofia e psicologia. Considera-se que os modos de produção digital propostos pelas NTCI constituem-se como dispositivos disruptores dos limites do corpo sensorial e, sobretudo, de suas potências vitais. As torçoões e os desencontros entre órgãos sensoriais, de recepção e formalização da mensagem, apontam oportunidades para se pensar a problemática da subjetivação d ...
Os enredamentos conceituais que se colocam neste texto, situam-se numa espécie de entre disciplinar, no caso, entre informática, filosofia e psicologia. Considera-se que os modos de produção digital propostos pelas NTCI constituem-se como dispositivos disruptores dos limites do corpo sensorial e, sobretudo, de suas potências vitais. As torçoões e os desencontros entre órgãos sensoriais, de recepção e formalização da mensagem, apontam oportunidades para se pensar a problemática da subjetivação desde o enfoque da experimentação e do devir. Considera-se que as formulações de Gilbert Simondon, a respeito da individuação, fornecem sustentação para que se associe subjetividade e virtual. As reflexões podem igualmente conduzir à problematização dos modos de olhar, indicando a possibilidade de rasgos nas tensões entre visível e invisível. ...
Abstract
The text must be read as interdisciplinary, by using concepts of digital technology, psychology and philosofy. The ways of digital production considered by the NTCI consist as disruptive devices of the limits of the sensorial body and, above all, of its vital powers. That point to chances of thinking the possibilities of subjetivation as experimentation and becoming. It is considered that the formularizations of Gilbert Simondon, regarding the individuation, supply sustentation to associate sub ...
The text must be read as interdisciplinary, by using concepts of digital technology, psychology and philosofy. The ways of digital production considered by the NTCI consist as disruptive devices of the limits of the sensorial body and, above all, of its vital powers. That point to chances of thinking the possibilities of subjetivation as experimentation and becoming. It is considered that the formularizations of Gilbert Simondon, regarding the individuation, supply sustentation to associate subjectivity and virtuality. The ideas can also lead to the problematization on the ways of looking at, as well as indicating the possibility of rips in the tensions between visible and invisible. ...
Contido em
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2005), p. 121-132
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