Show simple item record

dc.contributor.authorBampi, Lisete Reginapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T04:29:52Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231056pt_BR
dc.description.abstractA partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros, em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação de Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã.pt_BR
dc.description.abstractFrom the post-structuralist framework, with strong attention to Michel Foucault's production, I analyze and describe the Mathematical's Education discourse. Starting from the regularity with that discourse is being enunciated by the contemporacy educational d iscourse, I make an analyses of texts that appear in journals scientific meetings annals, books, didactic publications; that is, in works that advocate to themselves the denomination of Mathematical Education. The analyses is developed with the foucaultian's tools of mecanisms and strategies of power-knowledge, that points to especific effects oftruth and ofpower ofthe Mathematical's Education discourse: a will of totalization and the production of a citizen pedagogy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 1999), p. 115-143pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematical's Educationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPós-estruturalismopt_BR
dc.subjectPower-knowledgeen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTruthen
dc.titleEfeitos de poder e verdade do discurso da educação matemáticapt_BR
dc.title.alternativeEffects ofpower and truth of the Mathematical's Education discourse en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000270086pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record