Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática
dc.contributor.author | Bampi, Lisete Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T04:29:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/231056 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado pelo discurso educacional contemporâneo, faço uma análise de textos que aparecem em revistas e anais de encontros científicos, em livros, em publicações didáticas; ou seja, em trabalhos que advogam para si a denominação de Educação Matemática. A análise de textos é trabalhada com as ferramentas foucaultianas de mecanismos e estratégias de poder-saber, as quais apontam para efeitos específicos de verdade e de poder do discurso da Educação Matemática: uma vontade de totalização e a produção de uma pedagogia cidadã. | pt_BR |
dc.description.abstract | From the post-structuralist framework, with strong attention to Michel Foucault's production, I analyze and describe the Mathematical's Education discourse. Starting from the regularity with that discourse is being enunciated by the contemporacy educational d iscourse, I make an analyses of texts that appear in journals scientific meetings annals, books, didactic publications; that is, in works that advocate to themselves the denomination of Mathematical Education. The analyses is developed with the foucaultian's tools of mecanisms and strategies of power-knowledge, that points to especific effects oftruth and ofpower ofthe Mathematical's Education discourse: a will of totalization and the production of a citizen pedagogy. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 1999), p. 115-143 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Discourse | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematical's Education | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Pós-estruturalismo | pt_BR |
dc.subject | Power-knowledge | en |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Truth | en |
dc.title | Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects ofpower and truth of the Mathematical's Education discourse | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000270086 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)