Análise de barreiras e disposições para o consumo sustentável no modelo embalagem-zero - de volta aos retornáveis
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este artigo teve o objetivo de identificar os fatores que inibem o consumo de soluções com menor impacto ambiental, especificamente no que tange as embalagens com menor impacto ambiental e um modelo de supermercado embalagem-zero. Muitos esforços têm sido direcionados a identificar fatores que propiciam comportamentos sustentáveis, e há diversas pesquisas relatando a disposição dos consumidores em pagar mais por produtos verdes, mas a intenção não se traduz em ações e as soluções sustentáveis n ...
Este artigo teve o objetivo de identificar os fatores que inibem o consumo de soluções com menor impacto ambiental, especificamente no que tange as embalagens com menor impacto ambiental e um modelo de supermercado embalagem-zero. Muitos esforços têm sido direcionados a identificar fatores que propiciam comportamentos sustentáveis, e há diversas pesquisas relatando a disposição dos consumidores em pagar mais por produtos verdes, mas a intenção não se traduz em ações e as soluções sustentáveis não penetram no mercado tanto quanto esperado. Um questionário quantitativo foi aplicado para avaliar opiniões dos respondentes e a disposição de mudar sua forma de consumir. Foi possível perceber que a desconfiança das pessoas nas empresas e nos produtos é uma barreira significativa, assim como a inconveniência de optar por estas alternativas, e a percepção de maiores custos financeiros e temporais. Além de outras conclusões obtidas da análise dos dados, são apresentadas discussões e estratégias para diminuir as barreiras existentes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License