Fragmentos sobre a rotinização da infância
Visualizar/abrir
Data
2000Tipo
Outro título
Fragments on the routinization of childhood
Resumo
Este artigo apresenta alguns fragmentos que apontam para a importância da rotina como uma categoria central da Educação Infantil. Procuro inicialmente marcar a diferença entre as rotinas e o cotidiano, onde cotidiano é demarcado como um conceito de vida diária, e a rotina como artefato que organiza um estilo de vida. Demonstro como ao longo da modernidade foram sendo criadas concepções sobre a infância e, conseqüentemente, engendrados planos sobre a educação das crianças. Aponto a criação de in ...
Este artigo apresenta alguns fragmentos que apontam para a importância da rotina como uma categoria central da Educação Infantil. Procuro inicialmente marcar a diferença entre as rotinas e o cotidiano, onde cotidiano é demarcado como um conceito de vida diária, e a rotina como artefato que organiza um estilo de vida. Demonstro como ao longo da modernidade foram sendo criadas concepções sobre a infância e, conseqüentemente, engendrados planos sobre a educação das crianças. Aponto a criação de instituições de Educação Infantil, e as práticas educativas realizadas no interior destas, como as responsáveis pela "rotinização" da Educação Infantil. ...
Abstract
This articIe introduces some points that show the importance of routine as a central category in child education. In the beginning I try to point out the difference between the routine and the quotidian, where the quotidian is considered a daily life concept and routine is a tool that organizes a Iife style. I demonstrate how concepts about childhood have been created during the modem times and, as a consequence, plans have been made concerning infantile education. Finally I indicate the creati ...
This articIe introduces some points that show the importance of routine as a central category in child education. In the beginning I try to point out the difference between the routine and the quotidian, where the quotidian is considered a daily life concept and routine is a tool that organizes a Iife style. I demonstrate how concepts about childhood have been created during the modem times and, as a consequence, plans have been made concerning infantile education. Finally I indicate the creation of creches, day care centers, kindergarten and educational practices carried on inside of them as responsible for the routine in child education. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (jan./jun. 2000), p. 93-113
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41081)Ciências Humanas (7147)
Este item está licenciado na Creative Commons License