Experimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Tipo
Outro título
Virtual Experiments on Physics Teaching : a research on teachers’ perception
Resumo
O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino ...
O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade. ...
Abstract
The Physics teaching in Brazil faces several challenges, this contributes with the choice of traditional teaching methods, which results in Physics being one of the least favorite school subjects, according to the students. In order to change this fact, experimentation could be a strategy. The use of virtual experiments is a viable alternative, since the majority of Brazilian schools have computers for the students to use and don’t have a Science laboratory. Thus, we interviewed 116 Physics tea ...
The Physics teaching in Brazil faces several challenges, this contributes with the choice of traditional teaching methods, which results in Physics being one of the least favorite school subjects, according to the students. In order to change this fact, experimentation could be a strategy. The use of virtual experiments is a viable alternative, since the majority of Brazilian schools have computers for the students to use and don’t have a Science laboratory. Thus, we interviewed 116 Physics teachers of all across the country to know how virtual experiments should be used to promote Physics learning in their perception. The results show that teachers believe that the virtual experiments main factor to result into learning is the similarity to the reality. ...
Contido em
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 320-329.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License