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dc.contributor.advisorStormowski, Vandoirpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Daniele Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2021-10-09T04:59:57Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230638pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Para tanto, foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Esta sequencia didática é apresentada como o produto educacional desta dissertação. A coleta de dados se deu por meio de um diário de campo, atividades e construções produzidas pelos alunos no GeoGebra Classrom. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.pt_BR
dc.description.abstractThe present word aims to analyze the contributions of the GeoGebra software in the spatial visualization process, through a didactic sequence that addresses activities involving rotation and surfaces of revolution. To this end, six activities were developed that were applied in six remote meetings with students from the 8th and 9th grade of elementary school at a private school in Porto Alegre. This didactic sequence is presented as the educational product of this dissertation. Data collection took place through a notebook, activities and constructions produced by students in GeoGebra Classrom. It is a qualitative research based on Raymond Duval's Theory of Registers of Semiotic Representation Records as well as the construction of the visualization process for Angel Gutiérrez. The preliminary analyzes indicated that, through the different representation records involved in the activities, the students presented advances regarding the spatial visualization and the understanding of the geometric concepts approached.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebra Classromen
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectGeometria : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectRepresentação semióticapt_BR
dc.titleVisualização espacial no ensino fundamental : rotações no Geogebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132314pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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