Didática da performatividade espetacular
Visualizar/abrir
Data
2010Tipo
Outro título
Didactic of the spectacular performativity
Resumo
Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares - artísticas ou não. Após uma definição e uma genealogia da palavra, exemplificar-se-á o caráter didático da performatividade, por intermédio do trabalho de profissionais do teatro, em três casos, a saber: o contexto de um teatro-oficina; uma turma de integração escolar e um espetáculo-procissão organizado pela ...
Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares - artísticas ou não. Após uma definição e uma genealogia da palavra, exemplificar-se-á o caráter didático da performatividade, por intermédio do trabalho de profissionais do teatro, em três casos, a saber: o contexto de um teatro-oficina; uma turma de integração escolar e um espetáculo-procissão organizado pela Casa do Protestantismo. Serão abordados, em seguida, os usos sociais do teatro (na empresa, no hospital e na prisão). Por fim, serão mencionados dois casos sem profissionais do teatro, no domínio da publicidade e do esporte-espetáculo. ...
Abstract
With the help of such cases, this article wants to show the specificity didactic of the performativity when this one come inside spectaculars practices – artistic or not. After a definition and a genealogy of the word, we show the specificity didactic of the performativity through the work of theatre’s professionals in three cases, in a atelier of theatre, in a class-room for deficient child, during a spectacle organised by the prostestantism’s house; we evoke then the social uses of theatre wi ...
With the help of such cases, this article wants to show the specificity didactic of the performativity when this one come inside spectaculars practices – artistic or not. After a definition and a genealogy of the word, we show the specificity didactic of the performativity through the work of theatre’s professionals in three cases, in a atelier of theatre, in a class-room for deficient child, during a spectacle organised by the prostestantism’s house; we evoke then the social uses of theatre without of theatre (inside firm, hospital, jail); finally, we speak about two cases without theatre’s professionals, in the publicity and the sport’s show. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 77-88
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License