Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBau, Claiton Henrique Dottopt_BR
dc.contributor.authorTavares, Maria Eduarda de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T04:13:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230514pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo compreender concepções de professores em formação de variados cursos com habilitação em licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre os transtornos de aprendizagem e atenção, através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi proposto aos respondentes a identificação de dois casos hipotéticos de Transtornos Específicos de Aprendizagem e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade e a avaliação dos conhecimentos prévios sobre os transtornos e uma breve análise curricular da Faculdade de Educação - UFRGS. A análise de conteúdo e estatística das respostas sugeriu que essas concepções estão associadas com a identificação, encaminhamento e no manejo dos estudantes afetados pelos transtornos em sala de aula. Os resultados constataram que os professores em formação entrevistados eram mais familiarizados com o TDAH e o consideravam mais neurobiológico do que os TEA, sendo que a capacidade de identificação do TDAH foi superior a dos TEA. Os participantes escolheram a comunicação com os familiares, a disponibilização de recursos na sala de aula e a solicitação de uma avaliação com uma equipe especializada como papéis prioritários dos professores e da escola no manejo de estudantes com os transtornos. Os entrevistados também demonstraram que a temática é pouco abordada durante a sua formação, ao mesmo tempo que a consideram relevante para sua prática pedagógica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno de déficit de atençãopt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleConcepções de professores em formação acerca dos transtornos de aprendizagem e atençãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Katianept_BR
dc.identifier.nrb001109227pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples