Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorMigotto, Ivanirpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T04:25:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230344pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca investigar a produtora Clube Silêncio, a fim de compreender sua importância no cenário audiovisual gaúcho no início dos anos 2000, uma vez que, a princípio, seus filmes contrastaram com as demais produções gaúchas realizadas até então. Para isso, foi estabelecido um recorte cronológico, realizado a partir de longas-metragens ligados à tradição inaugurada pela geração de cineastas que fizeram o filme Deu pra ti anos 70, passando pela Casa de Cinema de Porto Alegre, a formação da produtora Clube Silêncio e, posteriormente, a aqui denominada Novíssima geração de realizadores os quais, acredita-se, “descendem” diretamente dessa matriz inaugurada pela Geração Deu pra ti, mas influenciada pela geração que formatou a Clube Silêncio. Para realizar esta pesquisa, uma vez que não há uma oferta ampliada de estudos publicados sobre o tema, foi necessário extrapolar os limites da biblioteca e estabelecer um diálogo próximo com o universo da produção audiovisual. Dessa forma, o registro das memórias de inúmeros profissionais ligados ao “cinema gaúcho urbano”, realizado por uma equipe de cinema, gerou a possibilidade de produzir um documentário longa-metragem, o qual complementa esta tese. Para dar sustentação teórica a este estudo, que também dialoga com a história e a cultura do Rio Grande do Sul e, sobretudo, de Porto Alegre, foram estudados autores como Sandra Pesavento, para pensar a relação histórico-cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul com o cinema produzido pelos cineastas da capital; Alice Dubina Trusz, Carlos Gerbase e Miriam de Souza Rossini, entre outros, para pensar o cinema gaúcho; e Ismail Xavier, Fernão Pessoa Ramos e Sheila Schvarzman, para contextualizar esse cinema realizado no Rio Grande do Sul em relação ao que estava ocorrendo em outros centros de produção audiovisual no Brasil no mesmo período. Além desses, Michel Marie, David Bordwell e Philippe Dubois são alguns dos principais autores que auxiliaram na reflexão sobre o cinema mundial. Por fim, Walter Benjamin, Jacques Rancière, Pierre Bourdieu e Néstor García Canclini embasaram, metodologicamente, este estudo, que, embora bastante focado no Rio Grande do Sul, estabelece inúmeras conexões para além das fronteiras gaúchas.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the production company Clube Silêncio in order to understand its importance in the audiovisual scene in Rio Grande do Sul in the early’s 2000s since, at first, its films contrasted with the other productions from Rio Grande do Sul until then. For this, a chronological cut was established, made from feature films linked to the tradition inaugurated by the generation of filmmakers who made the film Deu pra ti anos 70, passing by the Casa de Cinema de Porto Alegre, the formation of the production company Clube Silêncio and subsequently, the one here called the Novíssima geração of directors who, I believe, “descend” directly from this matrix inaugurated by Geração Deu pra ti, but influenced by the generation that formed Clube Silêncio. To carry out this research, since there is no expanded offer of published studies on the subject, it was necessary to go beyond the limits of the library and establish a close dialogue with the audiovisual realization. In this way, the recording of the memories of countless professionals linked to “urban gaucho cinema”, carried out by a cinema team, also generated the possibility of making a feature-length documentary that complements this thesis. To accompany me in this study, which also dialogues with the history and culture of Rio Grande do Sul and, above all, Porto Alegre, I approached authors such as Sandra Pesavento, Alice Dubina Trusz, Carlos Gerbase, Miriam de Souza Rossini, among others, to think about “cinema gaúcho”, as well as, Ismail Xavier, Fernão Pessoa Ramos and Sheila Schvarzman to contextualize this cinema made in Rio Grande do Sul in relation to what was happening in others centers of audiovisual production in Brazil in the same period. Also, Michel Marie, David Bordwell, Philippe Dubois are some of the main authors who helped me to reflect on world cinema and, finally, Walter Benjamin, Jacques Rancière, Pierre Bourdieu e Néstor García to support, methodologically, this research which, although very focused on Rio Grande do Sul, stablishes numerous connections beyond the “gaúcho” borders.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.format.mimetypevideo/mp4pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema Gaúchoen
dc.subjectCinema gaúchopt_BR
dc.subjectClube Silêncioen
dc.subjectCinema : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectCasa de Cinema de Porto Alegreen
dc.subjectAestheticsen
dc.subjectProduction modelen
dc.titleA Clube Silêncio e um tal cinema gaúcho de Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001131844pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples