Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa propõe uma poética que é construída a partir de ferramentas de criação de jogos digitais. A proposta de trabalho prático é a criação de espaços virtuais 3D que permitem acessar a obra remotamente e interagir com a mesma. Para tal, o usuário utiliza controles de jogos de videogame ou um mouse e teclado como interfaces de interação. A pesquisa busca refletir sobre a relação da arte com os jogos digitais e também sobre a experiência de caminhar pelo espaço urbano e o ato de per ...
A presente pesquisa propõe uma poética que é construída a partir de ferramentas de criação de jogos digitais. A proposta de trabalho prático é a criação de espaços virtuais 3D que permitem acessar a obra remotamente e interagir com a mesma. Para tal, o usuário utiliza controles de jogos de videogame ou um mouse e teclado como interfaces de interação. A pesquisa busca refletir sobre a relação da arte com os jogos digitais e também sobre a experiência de caminhar pelo espaço urbano e o ato de percorrer um espaço virtual tridimensional, que é uma experiência recorrente em muitos jogos digitais. A pesquisa também trata de labirintos e sua relação com o videogame, além dos erros digitais (glitches) e de como eles podem ser explorados no campo das artes visuais. ...
Abstract
This research proposes a poetics that is built from tools used to create digital games. The proposal for practical work is a build of 3D virtual spaces that allow you to access the work remotely and interact with it. To this end, the user uses video game, mouse or keyboard controls as interaction interfaces. The research seeks to reflect on the relationship between art and digital games and also on the experience of walking through urban space and the act of traversing a three-dimensional virtu ...
This research proposes a poetics that is built from tools used to create digital games. The proposal for practical work is a build of 3D virtual spaces that allow you to access the work remotely and interact with it. To this end, the user uses video game, mouse or keyboard controls as interaction interfaces. The research seeks to reflect on the relationship between art and digital games and also on the experience of walking through urban space and the act of traversing a three-dimensional virtual space, which is a recurrent experience in many digital games. The research also deals with labyrinths and their relationship with the video game, even the digital errors (glitches) and how they can be explored in the field of visual arts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Visuais (473)
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