Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Albani dept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Sandro Ouriquespt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:23:53Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230035pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se estabelece como um campo de problemáticas elaborado junto a um processo investigativo em arte que toma as noções de jogo e quebra-cabeça como elementos centrais de uma poética artística. Articulando produção prática e teórica, o trabalho consiste em uma reflexão a partir da realização de uma série de proposições artísticas criadas entre os anos de 2017 e 2021. Tendo como objeto de análise as características e possibilidades formais e conceituais do quebra-cabeça, o estudo lança reflexões acerca das especificidades de obras que borram modalidades e procedimentos e das distintas formas de articulação entre artista, obra, público e contexto em seus processos de instauração. Em amplo diálogo com referenciais teóricos das Artes Visuais e de distintos campos do conhecimento, visa operar desfechos e problematizações. Como resultados, traz reflexões acerca do desenvolvimento de um processo de criação elaborado a partir de estratégias de disrupção e montagem como modos de produção de imagens, bem como reflete sobre o papel do pesquisador como jogador e do fazer pesquisa em arte como um jogo em acontecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe present research is configured as a field of problematization, elaborated as an investigative process in Art, which takes the notion of Game and Puzzle as central elements to an Artistic Poetics. Articulating practical and theoretical production, the work consists of a reflection based on the realization of a series of artistic propositions created between the years 2017 and 2021. Based on the formal and conceptual characteristics and possibilities of the Puzzle as an object of analysis, the study produces reflections about the specificities of works that blur modalities and procedures and the different forms of articulation between artist, work, audience and context in their processes of establishment. In a broad dialogue with theoretical references from the Visual Arts and from different fields of knowledge, it aims to operate outcomes and problematization. As a result, it brings reflections about the development of a creative process elaborated from disruption and montage strategies, as ways of producing images, as well as reflecting on the art researcher's role as a player and doing research as a game in progress.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAppropriationen
dc.subjectApropriação (Arte)pt_BR
dc.subjectGameen
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectMontagem (Arte)pt_BR
dc.subjectMontageen
dc.subjectImagem (Arte)pt_BR
dc.subjectDisruptionen
dc.subjectImageen
dc.titleImagens em jogo : montagem e disrupção a partir do quebra-cabeçapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001131663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem