Imagens em jogo : montagem e disrupção a partir do quebra-cabeça
dc.contributor.advisor | Carvalho, Ana Maria Albani de | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Sandro Ouriques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T04:23:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230035 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se estabelece como um campo de problemáticas elaborado junto a um processo investigativo em arte que toma as noções de jogo e quebra-cabeça como elementos centrais de uma poética artística. Articulando produção prática e teórica, o trabalho consiste em uma reflexão a partir da realização de uma série de proposições artísticas criadas entre os anos de 2017 e 2021. Tendo como objeto de análise as características e possibilidades formais e conceituais do quebra-cabeça, o estudo lança reflexões acerca das especificidades de obras que borram modalidades e procedimentos e das distintas formas de articulação entre artista, obra, público e contexto em seus processos de instauração. Em amplo diálogo com referenciais teóricos das Artes Visuais e de distintos campos do conhecimento, visa operar desfechos e problematizações. Como resultados, traz reflexões acerca do desenvolvimento de um processo de criação elaborado a partir de estratégias de disrupção e montagem como modos de produção de imagens, bem como reflete sobre o papel do pesquisador como jogador e do fazer pesquisa em arte como um jogo em acontecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research is configured as a field of problematization, elaborated as an investigative process in Art, which takes the notion of Game and Puzzle as central elements to an Artistic Poetics. Articulating practical and theoretical production, the work consists of a reflection based on the realization of a series of artistic propositions created between the years 2017 and 2021. Based on the formal and conceptual characteristics and possibilities of the Puzzle as an object of analysis, the study produces reflections about the specificities of works that blur modalities and procedures and the different forms of articulation between artist, work, audience and context in their processes of establishment. In a broad dialogue with theoretical references from the Visual Arts and from different fields of knowledge, it aims to operate outcomes and problematization. As a result, it brings reflections about the development of a creative process elaborated from disruption and montage strategies, as ways of producing images, as well as reflecting on the art researcher's role as a player and doing research as a game in progress. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Appropriation | en |
dc.subject | Apropriação (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Game | en |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Montagem (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Montage | en |
dc.subject | Imagem (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Disruption | en |
dc.subject | Image | en |
dc.title | Imagens em jogo : montagem e disrupção a partir do quebra-cabeça | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001131663 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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